Clicky

NEGÓCIOS

Blockchain: TCU lança guia para orgãos públicos, sem recursos técnicos e dinheiro, usarem a tecnologia

Convergência Digital* ... 14/09/2020 ... Convergência Digital

Depois de apontar que os órgãos públicos não têm recursos técnicos, nem dinheiro, para apostar em soluções de blockchain, o Tribunal de Contas da União decidiu lançar um guia "para auxiliar gestores públicos na difícil missão da transformação digital" a partir de "um framework projetado para ajudar as organizações a empreenderem novos projetos das tecnologias descentralizadas e distribuídas".

O guia busca auxiliar os gestores em sua tomada de decisão. Nele, propõe-se um modelo de avaliação da necessidade baseado em árvore de decisão para que gestores avaliem a pertinência da adoção da tecnologia Blockchain em suas organizações públicas. O guia também expõe os principais fatores críticos da implementação de um projeto, e um inventário de riscos, incluindo sugestões de controles para mitigá-los.

"Como a tecnologia Blockchain pode ser objeto de interesse em muitas organizações públicas, é necessário que os agentes públicos conheçam a experiência de projetos e casos de uso de outros países e compreendam as principais características e benefícios da tecnologia, para que possam avaliar a pertinência do projeto Blockchain de sua organização", aponta o TCU.
A Corte de Contas ressalva, no entanto, que "a empolgação gerada por uma nova tecnologia também pode acarretar o desperdício de dinheiro público, especialmente quando a tecnologia não é totalmente compreendida pelos gestores e as incertezas não são consideradas, como nos casos em que é adotada apenas por modismo tecnológico".

* Com informações do TCU


Cloud Computing
TecCloud reforça segurança de dados com a Palo Alto Networks

Fornecedora de serviços de data center e infraestrutura contratou dois clusters de firewall para reforçar a confiabilidade da transmissão de dados para clientes da saúde e financeiro.

Intelbras quer R$ 1,242 bilhão com IPO e ir às compras para crescer

Empresa, com sede em Santa Catarina, lançou o segundo protocolo na CVM para fazer a sua oferta pública de ações no mercado. Objetivo é avançar em software e hardware como serviço para expandir atuação n varejo.

Diebold Nixdorf: Dinheiro em espécie não vai morrer tão cedo

Fabricante de ATMS aposta na renovação do parque com a adoção de recicladores, capacitados para contar as cédulas depositadas, substituindo o processo atual, no qual o dinheiro é depositado em envelopes.

Nuvem e notebooks impulsionam cresimento de 20% para Informática em 2021

Há uma forte demanda por servidores e storage, revelou o diretor de Informática da Abinee, Maurício Helfer. "O custo da pandemia já foi pago em 2020", afirmou o presidente da Abinee, Humberto Barbato.

Open Source: falta de atualização abre brecha para ataque hackers

Pesquisa global apura que 91% das bases de código auditadas em 2019 continham componentes de código aberto que estavam desatualizados há mais de quatro anos ou não tiveram nenhuma atividade de desenvolvimento nos últimos dois anos.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G