TELECOM

Começa a valer cadastro que bloqueia telemarketing das teles

Luís Osvaldo Grossmann ... 15/07/2019 ... Convergência Digital

Começa a valer nesta terça, 16/7, o cadastro nacional ‘Não Me Perturbe’, pelo qual os inscritos não mais receberão ligações telefônicas promocionais feitas pelo telemarketing das operadoras de telecomunicações – ou seja, aquelas relativas à telefonia celular, fixa, internet e TV por assinatura. 

A iniciativa faz parte de uma costura propostas pelas próprias operadoras em resposta a indicações da Anatel de que gostaria de ver endereçado o tema das ligações indesejadas. As teles acenaram com um código de conduta. E a Anatel acabou fixando a data para o início da solução proposta. 

Em nota, o sindicato nacional das teles, o Sinditelebrasil, explica que “as prestadoras de serviços de telecomunicações lançarão no dia 16 de julho, conforme acertado com a Anatel, uma plataforma, que permitirá ao cliente registrar seu número de telefone para não receber ligações de telemarketing das prestadoras signatárias (Algar, Claro, Oi, Nextel, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo), com natureza de venda de produtos e serviços (telefonia fixa, celular, internet e TV por assinatura).”

O sistema vai funcionar por meio de uma página na internet, no endereço www.naomeperturbe.com.br. Segundo as teles, “o cliente fará a inclusão de seu número no Cadastro Nacional Setorial de Não Perturbe e poderá escolher a operadora. Para isso, terá que informar nome completo, CPF e e-mail, para criar um login e senha de acesso”. 

Embora já existam cadastros locais de ‘Não Perturbe’, a Anatel defendeu a ideia de um sistema específico para as operadoras de telecomunicações diante do volume envolvido. Segundo a agência, as chamadas indesejadas provenientes dos call centers das teles representam 32% do total. 


Internet Móvel 3G 4G
Reino Unido limita, mas permite Huawei no 5G

Fabricante comemorou “A Huawei está tranquilizada pela confirmação do governo do Reino Unido de que podemos continuar trabalhando com nossos clientes para manter o 5G no rumo.”

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Sem definição no Senado, Carlos Baigorri assume como substituto na Anatel

Nome do superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da agência continua à espera de sabatina, desde outubro de 2019, pela Comissão de Infraestrutura.

Oi, Oi Futuro e Ministério da Cidadania integram Tecnologia à história das Telecomunicações

Espaço MUSEHUM-Museu das Comunicações e Humanidades - utiliza novas tecnologias como realidade vritual, 3D, celular e games para reportar a trajetória do mercado brasileiro.

MPF usa analytics para fiscalizar telefonia móvel

Câmara do Consumidor e da Ordem Econômica do Ministério Público Federal usa ferramenta que compila dados da Anatel para orientar promotores em cidades com “índices críticos”. 

Rede de IoT da American Tower atinge 220 cidades

Segundo a empresa, rede IoT/LoRaWAN trafegou mais de 1,7 bilhão de mensagens no ano passado, especialmente, nos segmentos de gestão de frota e ativos.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G