Clicky

Começa a valer cadastro que bloqueia telemarketing das teles

Luís Osvaldo Grossmann ... 15/07/2019 ... Convergência Digital

Começa a valer nesta terça, 16/7, o cadastro nacional ‘Não Me Perturbe’, pelo qual os inscritos não mais receberão ligações telefônicas promocionais feitas pelo telemarketing das operadoras de telecomunicações – ou seja, aquelas relativas à telefonia celular, fixa, internet e TV por assinatura. 

A iniciativa faz parte de uma costura propostas pelas próprias operadoras em resposta a indicações da Anatel de que gostaria de ver endereçado o tema das ligações indesejadas. As teles acenaram com um código de conduta. E a Anatel acabou fixando a data para o início da solução proposta. 

Em nota, o sindicato nacional das teles, o Sinditelebrasil, explica que “as prestadoras de serviços de telecomunicações lançarão no dia 16 de julho, conforme acertado com a Anatel, uma plataforma, que permitirá ao cliente registrar seu número de telefone para não receber ligações de telemarketing das prestadoras signatárias (Algar, Claro, Oi, Nextel, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo), com natureza de venda de produtos e serviços (telefonia fixa, celular, internet e TV por assinatura).”

O sistema vai funcionar por meio de uma página na internet, no endereço www.naomeperturbe.com.br. Segundo as teles, “o cliente fará a inclusão de seu número no Cadastro Nacional Setorial de Não Perturbe e poderá escolher a operadora. Para isso, terá que informar nome completo, CPF e e-mail, para criar um login e senha de acesso”. 

Embora já existam cadastros locais de ‘Não Perturbe’, a Anatel defendeu a ideia de um sistema específico para as operadoras de telecomunicações diante do volume envolvido. Segundo a agência, as chamadas indesejadas provenientes dos call centers das teles representam 32% do total. 


Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Setor de telecom paga mais de R$ 60 bilhões em impostos em 2020

Tributos pesam no bolso dos usuários dos serviços de telecom, que pagam mais de 42% sobre os serviços, entre taxas e impostos. Só de fundos setoriais, foram mais R$ 3,57 bilhões

STF valida lei que proíbe telemarketing para empréstimos a aposentados

Em decisão unânime, Plenário do Supremo validou lei do Paraná que prevê a restrição. “A simples autorização dada ao telefone enseja a exposição a fraudes, abusos e até mesmo coação por terceiros". afirmou a relatora, Cármem Lúcia.

Chamadas de fixo para móvel terão reajuste de até 10,3%

Percentuais autorizados pela Anatel variam de acordo com cada operadora. Os menores foram para a Algar (3,1%), e os maiores para a Oi. 

À pedido da Sky, Anatel libera cobrança antecipada em serviços de telecom

Por maioria de 3 a 2 votos, agência concedeu medida cautelar para já tornar vigente mudança que só seria válida no novo Regulamento Geral do Consumidor. 




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G