Home - Convergência Digital

Python arrebata corações e mentes dos desenvolvedores

Convergência Digital - Carreira
Da redação - 10/01/2019

A linguagem de programação Python segue ganhando espaço como uma das mais populares do mundo. Ela registrou o maior avanço no Tiobe Index, que mede a popularidade de linguagens, subindo 3,62% em janeiro deste ano, em relação ao mesmo mês do último ano, segundo reportagem do jornal InfoWorld/EUA. No ranking, Python fica atrás somente das também populares e já amplamente utilizadas Java e C, que têm 16,9% e 13,3%, respectivamente.

Python é a primeira linguagem mais frequentemente ensinada nas universidades atualmente, conduzindo domínios estatísticos, inteligência artificial, testes de sistemas e domínios de script. E é líder em programação web e computação científica, afirma a empresa. Um dos seus grandes diferenciais é simplificar muitos tipos de trabalho, desde a automação do sistema até o trabalho em áreas de ponta como o Machine Learning.

O índice do Tiobe é baseado em uma fórmula que examina pesquisas de linguagens em mecanismos de pesquisa, como Google, Bing e Wikipedia. A fórmula avalia o número de engenheiros qualificados, cursos e fornecedores terceirizados pertinentes a cada uma das linguagens.

O índice Tiobe de janeiro de 2019 viu o surgimento de idiomas como o Matlab, subindo do 18º lugar um ano atrás para o 11º lugar este ano, e o Kotlin, subindo do 39º para o 31º lugar. Rust subiu do 46º para o 33º lugar enquanto o TypeScript pulou do 167º para o 49º lugar. O Matlab está se tornando popular na indústria automotiva, enquanto o TypeScript é visto como uma alternativa mais segura ao JavaScript.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

28/01/2020
TypeScript, Go, Kotlin: qual dessas você quer usar para programar?

23/01/2020
SESI/São Paulo incorpora programação e robótica à grade curricular

16/01/2020
Parceria oferece 100 mil vagas gratuitas em cursos de programação

12/12/2019
Escola de programação no Brasil só cobra depois do aluno receber o primeiro salário

03/12/2019
Programadores: os talentos mais caçados no Brasil

27/11/2019
Empresa de TI promove hackathon para selecionar programadores

07/10/2019
Brasil soma 70 mil empresas voltadas para desenvolvimento e manutenção de software

01/10/2019
Maratona de Hackers no Rio terá competição internacional da NASA

12/09/2019
Startup promove maratona de capacitação em programação

23/08/2019
QuintoAndar e Codenation oferecem capacitação exclusiva para mulheres em programação

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

Faltam profissionais para cuidar dos ataques cibernéticos no Brasil

Ao publicar a Estratégia Nacional de Segurança da Informação, a e-ciber, o governo admite que o País possui poucos profissionais especializados em segurança cibernética; que há uma baixa conscientização dos usuários com relação ao tema e que é preciso urgente criar um programa nacional destinado à formação técnica nos órgãos do governo e nas empresas privadas.

TI e Internet lideram 13 dos 15 cargos profissionais em alta no Brasil

Levantamento feito pelo Linkedin mostra que gestor de redes sociais, engenheiro de cibersegurança, cientistas de dados e desenvolvedores seguem tendo alta demanda no mercado.

Déficit de mão de obra na América Latina será de 570 mil profissionais em 2020

Empresas da região vão investir nas tecnologias da terceira plataforma - cloud, analytics, Inteligência Artificial - e vão requisitar cada vez mais especialistas em programação e desenvolvimento, projeta estudo da IDC América Latina.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site