Clicky

Depois de Anatel atropelar Lei do SeAC, Minicom cria grupo para rever legislação

Luís Osvaldo Grossmann ... 11/11/2020 ... Convergência Digital

Nove meses depois de a Anatel, por maioria, interpretar que a Lei da TV paga não se aplica a empresas estrangeiras, o Ministério das Comunicações formalizou a criação de um grupo de trabalho – formado por representantes da pasta e da agência – para propor mudanças na Lei 12.485/11. 

Em que pese a controversa interpretação da Lei do Seac aprovada pela agência em fevereiro deste 2020, a Portaria 1.277/20 do Minicom é reveladora na genuflexão do governo ao interesse de um organismo internacional do qual o Brasil sequer é integrante, pois sustenta que as mudanças devem ser orientadas pela opinião emitida pela OCDE em relatório datado de 26 de outubro último – ignorando completamente manifestação feita pela Anatel na mesma direção, mais de um ano antes, ainda em abril de 2019. 

Diz a portaria que “o Grupo deverá apresentar proposta de atualização do marco jurídico-regulatório referente aos mercados de produção, programação, empacotamento e distribuição de conteúdo audiovisual, tendo por base as recomendações propostas pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico em sua Revisão de Telecomunicações e Radiodifusão no Brasil”.

O GT da TV paga será formado por integrantes das secretarias de Telecomunicações, que o presidirá; Executiva e de Radiodifusão, além da consultoria jurídica da pasta e da Anatel. Em princípio, o grupo terá 90 dias para apresentar a conclusão dos trabalhos. 


Internet Móvel 3G 4G
Um em cada cinco usuários do 5G reduz o uso do Wi-Fi nos ambientes fechados

Relatório da Ericsson ConsumerLab mostra que a cobertura interna é duas vezes mais importante do que a velocidade ou a duração da bateria. Usuários também se mostram insatisfeitos com a ausência de serviços inovadores e novos aplicativos.

Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Chamadas de fixo para móvel terão reajuste de até 10,3%

Percentuais autorizados pela Anatel variam de acordo com cada operadora. Os menores foram para a Algar (3,1%), e os maiores para a Oi. 

TIM: Oi móvel é uma operação de venda para resolver um problema do setor

O vice-presidente da TIM, Mario Girasole, diz que os questionamentos fazem parte do rito. "Nós estamos resolvendo um problema de uma empresa que viveu uma situação muito crítica".

Gigantes se unem pelo OpenWiFi para contrapor o Open RAN

Quem está à frente da iniciativa é o Telecom Infra Project (TIP), também responsável pelo Open RAN para as teles celulares. O projeto OpenWifi surge com o apoio da Deutsche Telekom, Boingo e do Facebook. Lançamento oficial será no dia 12 de maio.

STF derruba lei municipal que impedia antena de celular a 100 metros de residências

Sob a justificativa de impedir exposição a campos eletromagnéticos, Lei de Valinhos (SP), de 2018, proibia infraestrutura de telecomunicações próximas a casas, parques, jardins e áreas de preservação. 




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G