INOVAÇÃO

Laura, a IA que salva 12 vidas por dia no Brasil

Ana Paula Lobo e Pedro Costa, do Rio de Janeiro ... 17/09/2019 ... Convergência Digital

Há três anos, a filha de um dos sócios do projeto Laura morreu por falhas de processos operacionais em um hospital de Curitiba, no Paraná. E, infelizmente, se constatou que a morte dela não era um caso isolado. Diversas pessoas morrem dessa forma nos hospitais do Brasil.

"A dor do meu sócio fez com que a gente criasse o Laura, com a Inteligência Artificial, para identificar os pacientes em risco de forma antecipada para ajudar na prevenção", conta Cristian Rocha, que participa do Rio Info 2019, que acontece esta semana, no Rio de Janeiro.

A Laura é uma tecnologia 100% nacional, baseada na plataforma NVDIA. Em três anos, galgou espaços e, hoje, é usada em hospitais como a Santa Casa de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e está sendo implantada no Hospital A.C. Camargo, em São Paulo. Mas há um impeditivo relevante: a precária infraestrutura dos hospitais na área de TI.

"Muitos não têm servidores, muitos não têm servidores", relata Cristian Rocha. Há também a resistência à Inteligência Artificial. "Muitos também não entendem a tecnologia e têm medo de serem substituídos pelos robôs, o que é uma grande mentira. A IA vem para ajudar as pessoas a fazerem melhor suas tarefas.” Assistam a entrevista com Cristian Rocha, um dos sócios do projeto Laura.


Brasil monta centro para dados, IoT e industria 4.0 com Fórum Econômico Mundial

Sede será instalada no Instituto de Pesquisa Tecnológica de São Paulo e deverá entrar em operação no primeiro semestre de 2020.

Economistas lançam livro sobre Inovação associada à economia do compartilhamento

Paulo Bastos Tigre e Alessandro Maia Pinheiro analisam o impacto dos novos negócios, sob a ótica da academia, na economia digital.

ANAC faz consulta pública sobre futuro dos drones

Órgão regulador da aviação civil quer ouvir a opinião da sociedade sobre como conduzir a operação das aeronaves não tripuladas no País. Consulta irá até o dia 05 de fevereiro de 2020.

Iluminação inteligente é uma das apostas da NEC com Internet das Coisas

O gerente de soluções da engenharia da NEC do Brasil, Eduardo Ribeiro, diz que a fornecedora- que atua como orquestradora de soluções- criou uma plataforma multisegmento, baseada em inteligência artificial, para acelerar a adesão dos serviços inteligentes nos municípios brasileiros.

Desconexão entre Academia, governo e empresas trava inovação no Brasil

Em Israel, afirma o co-fundador e CEO da IBI-Tech, Daniel Skaba, a sinergia do ecossistema de Inovação foi crucial para impulsionar os negócios.
 



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G