GOVERNO » Compras Governamentais

Banco Central abre licitação para trocar cobre por rede de fibra óptica

Luís Osvaldo Grossmann ... 17/04/2020 ... Convergência Digital

O Banco Central abriu nesta sexta, 17/4, um edital com vistas à contratação de empresa para modernizar a rede de telecomunicações do edifício sede da autoridade monetária, em Brasília. O plano é substituir a rede legada de cobre por fibras ópticas e tem custo estimado em R$ 936,43 mil.

Formalmente, o edital da licitação divulgado nesta sexta prevê que a contratação se dará para “fornecimento e instalação de nova infraestrutura de rede de telefonia analógica, fibra óptica e de automação predial, com serviços complementares”. A ser feito, pelo Comprasnet, o pregão eletrônico está previsto para 5/5. 

Segundo explica o BC, a infraestrutura existente é atualmente utilizada para acomodação do cabeamento da rede de telefonia analógica, que está parcialmente desativada. Composta por leitos metálicos, ela se origina tanto no segundo subsolo, onde fica o datacenter, quanto no quarto subsolo e tem seu encaminhamento pelas quatro torres existentes no edifício sede. 

O objetivo, portanto, é o fornecimento e instalação de infraestrutura para o novo cabeamento, composto por eletrocalhas e acessórios, interligando a sala de telecomunicações (o datacenter) ao leito existente na torre 4, e também de infraestrutura horizontal ligando o leito dessa torre aos racks das salas técnicas dos andares, conforme previsto em projeto técnico.

Também é previsto o fornecimento e instalação de toda infraestrutura e cabeamento UTP necessários para substituição dos telefones analógicos para telefones IP, além da retirada de todos os cabos da rede de telefonia analógica que se tornou totalmente inoperante em função da ativação dos telefones a partir da nova infraestrutura instalada.


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Assespro: Marco Legal de Startups possui falhas graves

Em documento enviado à Comissão Especial do Marco Legal de Startups, entidade lembra que a legislação não resolve, por exemplo, a questão da falta de garantias de recibmento para a venda ao governo. "Governo demora a pagar os serviços contratados e muitas startups podem entrar em falência".

LGPD: Não fique parado. A Lei pegou e exige mudança cultural

Corporações não devem temer as obrigações da proteção de dados, mas implementá-las passo a passo. Mudanças trarão maturidade aos negócios e vão impulsionar o crescimento, afirmaram Mariana Blanes, do Martinelli Advogados, e José Pereira Junior, da Intelit, no CD em Pauta.

Portal Gov.br soma mais de 80 milhões de brasileiros com login e senha

Portal está unificando toda a oferta de serviços digitais do governo federal. Dados do Ministério da Economia revelam ainda que 2368 serviços estão 100% digitalizados, dos 3870 oferecidos por 190 órgãos federais.

BNDES abre licitação para manter plano de venda do Serpro e Dataprev

Banco de fomento lançou a RFI n° 04/2020 para a contratação de uma consultoria especializada na prestação de serviços de Due Diligences e avaliação econômico-financeira. O prazo para os interessados vai até o dia 13 de outubro.

Adiamento de tributos do Simples termina em setembro

A partir de outubro voltam os prazos de recolhimento adiados como medida durante a pandemia de Covid-19.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G