O Mercado Livre, companhia de comércio eletrônico e pagamentos digitais na América Latina, escolheu a plataforma do Google Cloud para suportar seu sistema de missão crítica SAP. Empresa também vai usar a solução BigQuery, voltada à transformação. Os valores do contrato não foram revelados.
"O programa de modernização da infraestrutura SAP para S/4HANA envolve múltiplas implementações de modelos distintos para suportar o crescimento das operações e a maior complexidade dos processos de negócio nos principais mercados da América Latina. Ao longo do programa, faremos a migração total dos dados da plataforma SAP para Google Cloud", explica Dereck Dougall, Diretor de Sistemas Administrativos do Mercado Livre. "Segurança, escalabilidade e disponibilidade são os três pilares do nosso processo de implementação de SAP S/4HANA baseado nas soluções do Google Cloud", completa.
Para o gerente geral do Google Cloud para Argentina e Uruguai, Rodrigo Ponce, o contrato para a missão crítica SAP fortalece a aliança entre as partes já consolidada em projetos de dados, analytics, inteligência artificial, infraestrutura multicloud e plataforma colaborativa.
O executivo destaca que o principal desafio é adaptar a infraestrutura ao crescimento exponencial do volume de informações e transações, sem interromper a operação de um sistema crítico como o SAP, para a implantação do SAP S/4HANA na nuvem do Google Cloud.
Para o relator do caso, "dados armazenados em nuvem não evidenciam uma comunicação de dados" e, por isso, não estariam protegidos pela legislação.
Empresa monta o seu segundo data center no Brasil, em local não revelado por segurança, e diz que vai também aumentar presença na oferta de Kubernetes e contêineres, hoje dominada pela Red Hat, da IBM.
Por Ed Solis*
Adoção crescente de tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e PoE estão na lista para melhorar o desempenho das redes e a eficiência do gerenciamento.
Por Marcos Boaglio*
A digitalização impõe adotar uma cultura de inovação na qual se fomente a experimentação, derrubar barreiras a partir de novos veículos de aquisição e implementar uma classificação de dados moderna, assim como desenvolver capacidades para empoderar os trabalhadores para finalmente aproveitarem as novas tecnologias.