Home - Convergência Digital

Claro promove Ideathon do Bem para soluções de combate à Covid-19

Convergência Digital - 03/12/2020

A Claro, por meio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, e do Instituto Claro, promove nos dias 11, 12 e 13 de dezembro o Ideathon do Bem, uma maratona de inovação, totalmente online, com o objetivo de encontrar soluções criativas e inovadoras para auxiliar na retomada das atividades de diversos segmentos, em meio aos desafios gerados pela pandemia do Coronavírus no Brasil. Para isso, as soluções desenvolvidas no evento serão baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. As inscrições para participar do Ideathon do Bem já estão abertas no site http://www.claro.com.br/hubdobem. O evento conta com a parceria de empresas como Embratel, Microsoft, Facebook, Motorola, MJV, Ericsson, Huawei, Amazon Alexa, Nokia, MAG Seguros, EloGroup, Quantun4 e PlugandPlay.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), compõem uma agenda de metas que devem ser alcançadas até o ano de 2030. "Queremos contribuir para que os objetivos possam ser atingidos o quanto antes, por isso a escolha dos ODSs como fio condutor do Ideathon do Bem. A missão do Instituto Claro é conectar pessoas para um futuro melhor e a maratona de ideias é a nossa ferramenta para gerar impacto social a partir da tecnologia e inovação", comenta Daniely Gomiero, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social e Vice-presidente de Projetos do Instituto Claro.

A expectativa é que cerca de 500 pessoas participem do Ideathon do Bem em busca de soluções de inovação. Além de 100 consultores, mentores e especialistas de empresas parceiras. Totalmente online e com mais de 48 horas de duração, a maratona contará com o apoio do UNICEF e do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio) e será organizada pela Shawee, startup especializada no gerenciamento de hackathons e que irá oferecer a sua plataforma exclusiva para a maratona.

No Ideathon do Bem os participantes irão desenvolver uma inovação, solucionando um desafio, de uma forma intensa e num curto intervalo de tempo. "A escolha de realizar um Ideathon partiu da essência deste tipo de evento, que funciona como um acelerador de novas ideias e é uma ferramenta de inovação aberta. Transformar e inovar é um propósito da Claro. Este evento é a oportunidade de estimularmos os participantes a encontrarem soluções a partir da construção coletiva, colaborativa e multidisciplinar", afirma Rodrigo Duclos, diretor de Inovação e Presença Digital da Claro.

As melhores soluções serão premiadas em dinheiro e serão acolhidas pela Claro e por empresas parceiras do Ideathon do Bem para serem aceleradas - seja com auxílio de infraestrutura, tecnologia ou know-how para escalar as startups. Durante o evento, os participantes irão contar com o apoio de mentores para o refinamento das ideias. Na sequência, os grupos serão avaliados por uma banca para determinar o melhor projeto em cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

As soluções vencedoras serão anunciadas no dia 18 de dezembro durante a Live de encerramento do Ideathon do Bem. Será possível acompanhar a transmissão por meio do YouTube e Facebook da Shawee.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

08/04/2021
TI da América Latina será última a se recuperar da pandemia de Covid-19

07/04/2021
Governo de São Paulo se alia ao WhatsApp na vacinação contra Covid-19

31/03/2021
XaaS: a nova forma de comprar nuvem e TI nos órgãos públicos

30/03/2021
TI e Telecom são serviços essenciais e não antecipam feriados

11/03/2021
Startup brasileira desenvolve app de combate à Covid-19 e assina parceria com Araraquara, em São Paulo

09/03/2021
Governo autoriza prorrogação do prazo de pagamento do Pronampe

09/03/2021
Receita Federal: Saiba como declarar jornada reduzida no Imposto de Renda

01/03/2021
Aeroporto de Brasília automatiza medição de temperatura no combate à Covid-19

09/02/2021
Covid-19 não acaba e negócios digitais de curto prazo dominam os gastos de TI

09/02/2021
Trabalhador que recusar vacina pode ser demitido por justa causa

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Muito além do modismo. Muito prazer, Python!

Por Guilherme Lima*

Além de aumentar a produtividade do desenvolvedor, muitas vezes, a linguagem Python vai além de linguagens compiladas ou estaticamente tipadas, como C, C ++ e Java. É importante lembrar que o código Python tem, normalmente, de um terço a um quinto do tamanho do código C ++ ou Java, por exemplo. Isso significa que há menos para digitar, depurar e menos para manter após o fato.

Destaques
Destaques

TIC incorporou 59 mil novos profissionais e gerou 1,62 milhão de empregos em 2020

Apesar da adversidade econômica e social com a Covid-19, TIC manteve a empregabilidade em alta. "Respondemos à desoneração da folha de pagamentos cumprindo o que nos cabia. Gerar empregos", afirmou o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.

Marcos Pontes: O Brasil dá muito pouco valor ao ensino técnico

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação advertiu que no Brasil esse apoio está muito aquém do desejado. Marcos Pontes também defendeu a concessão de incentivo para a contratação de mestres e doutores pelas empresas privadas.

Receita Federal: Saiba como declarar jornada reduzida no Imposto de Renda

A maior parte dos funcionários do setor de TICs foi incluído no Benefício Emergencial de Preservação de Emprego e da Renda (BEm) em 2020 como medida para aliviar o impacto econômico da Covid-19. Fisco orienta como acertar as contas.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site