GESTÃO

Falta de alinhamento da TI com o negócio prejudica redes corporativas

Convergência Digital ... 22/10/2019 ... Convergência Digital

Um novo estudo da Accenture revelou que apenas 36% das empresas se dizem “muito satisfeitas” com a capacidade de suas redes corporativas para atender as necessidades de negócio, mesmo com a adoção de novas tecnologias digitais, como internet das coisas/edge computing (77% das empresas entrevistadas), big data/analytics (83%) e experiência digital do cliente (78%). Pelo menos 64% das empresas acreditam que suas redes podem ser melhoradas.

A pesquisa ‘Network Readiness’ ouviu 300 executivos de TI e negócios de grandes empresas e apenas 36% indicaram estar “muito satisfeitos” com sua capacidade geral, e 38% com a largura de banda de suas redes corporativas. Menos da metade dos entrevistados (43%) respondeu que as redes estão totalmente compatíveis com tecnologias digitais e computação em nuvem. Também mediu satisfação com desempenho (43%), segurança (50%) e confiabilidade (50%).

Um ponto significativo do relatório é apontar a “falta de alinhamento entre TI e as necessidades de negócio”, com 48% das respostas, como o maior obstáculo para manter as redes corporativas em sintonia com as demandas das empresas. O segundo maior obstáculo citado foram as “complexidades inerentes entre os requisitos de negócio e as necessidades operacionais” (45%) e o terceiro foram as “demandas por largura de banda, desempenho e outros aspectos técnicos ultrapassando a habilidade de entrega (45%).

Disparidade refletida na percepção dos obstáculos quando as respostas são discriminadas por cargo (CIO/CTO, diretores/VPs de infraestrutura/rede e EVP/VP de linha de negócios). Cada cargo reconhece um obstáculo diferente como o maior desafio a ser superado. A ‘falta de alinhamento’ é também aparente quando decisões estratégicas de infraestrutura de rede são tomadas em colaboração entre a TI e áreas de negócios. 

No geral, menos da metade dos entrevistados disse que o processo foi “sempre colaborativo”. Por outro lado, CIOs/CTOs tendem a perceber um nível maior de colaboração, com 58% deles respondendo que o processo foi “sempre colaborativo”, comparado a 45% dos executivos de negócios e apenas 28% dos seus subordinados imediatos.

O estudo foi desenvolvido em colaboração com a Cisco Systems seguindo dois relatórios recentemente publicados, intitulados “Long Live the Network: The Rise of Network Automation” e “Are You Going Digital Without a Net?”.


Fiat Chrysler avança no uso de Internet das Coisas

O CIO para a América Latina da montadora, André Souza Ferreira, afirma que um carro, hoje, precisa ser visto como uma plataforma móvel capaz de trafegar informações sobre o comportamento do motorista.

Transformação digital exige a modernização da área de TI das telcos

O vice-presidente de Vendas da Dell Technologies no Brasil, Marcelo Medeiros, diz que a modernização da TI permitirá às teles proporcionar mais agilidade, automação e flexibilidade aos seus produtos. A computação na borda ganha cada vez mais relevância na estratégia dos negócios.
 

Dell: sucesso do big data passa pela democratização do acesso à informação

Os investimentos em big data e analytics só se justificam se houver uma cultura da informação bem estabelecida, passando pela democratização dos dados, o engajamento e a capacitação dos colaboradores em todos os níveis.

Falta de alinhamento da TI com o negócio prejudica redes corporativas

Só 36% das empresas se dizem “muito satisfeitas” com redes e apontam disparidade como maior obstáculo, segundo pesquisa da Accenture.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G