INTERNET

WhatsApp indica parceria inexistente contra ‘fake news’ e descarta mudanças no Brasil

Convergência Digital* ... 23/10/2018 ... Convergência Digital

No olho do furacão da principal denúncia de financiamento irregular na campanha presidencial, o Whatsapp esteve no Tribunal Superior Eleitoral na segunda-feira, 22/10, para discutir o combate a desinformação. E acabou vangloriando-se de parceria inexistente com o portal de checagem Aos Fatos para combater as chamadas ‘fake news’.

O próprio Aos Fatos participou da mesma reunião no TSE e relata nesta terça que “o evento, entretanto, converteu-se em uma oportunidade para a rede protagonista destas eleições, o WhatsApp, espalhar desinformação a respeito das ações que tem tomado nessa seara”.

“Participei ontem do encontro do conselho consultivo do TSE sobre internet e eleições. Google, Facebook, Twitter e WhatsApp presentes — o último por videoconferência. Eis a minha surpresa ao ser informada pelo WhatsApp, em sua fala, que o Aos Fatos tem uma parceria com o WhatsApp”, relata a diretora do site de checagem, Tai Nalon, pelo Twitter.

Em nota publicada nesta terça, a diretora do portal aponta que “dizer que usar o WhatsApp Business é uma parceria é a mesma coisa que dizer que somos parceiros da empresa de telefonia porque usamos a internet para publicar nossas checagens”. Segundo ela, “a informação é obviamente falsa. Não há qualquer parceria. De quatro e-mails que mandei aos meus contatos pedindo ações e propondo projetos, apenas um foi respondido evasivamente”.

Ainda nesta terça, apesar do verificado uso industrial de disseminação de notícias falsas por meio do aplicativo, o Whatsapp avisou que não tem intenção de modificar o limite de repasse de mensagens no Brasil, de 20 para 5, como concordou em fazer na Índia.

Questionada se o app elevará o limite de encaminhamento ou diminuir de 20 para cinco o número máximo de destinatários de mensagens encaminhadas no Brasil, a vice-presidente de políticas e comunicações do Whatsapp, Victoria Grand, disse: “Estamos bem confortáveis com esse número 20”.

* Com informações da Reuters



Cade arquiva processo contra o Google por práticas anticompetitivas no ecommerce

A acusação partiu da E-Commerce Media Group Informação e Tecnologia, dona dos sites Buscapé e Bondfaro. Segundo a empresa, o Google estaria “raspando” avaliações de produtos que clientes para exibi-las como conteúdo no Google Shopping.

Oi amplia vantagem contra TIM e NET no ranking da Netflix

No mês de maio, a Oi ficou à frente das rivais na banda larga por fibra óptica com velocidade média de 4,04 Mbps. A tele está na primeira posição  no ranking da OTT há quatro meses.

STJ: Provedor de internet tem obrigação de fornecer IP de usuário que invadiu e-mail

Relatora Ministra, Nancy Andrighi, sustentou que as prestadoras de serviços de Internet (operadoras inclusas) estão sujeitas ao artigo 1.194 do Código Civil de 2002. Segundo ela, os dados armazenados pelos provedores devem ser suficientes para a identificação do usuário.

Dona das Casas Bahia e Ponto frio lança banco digital no Brasil

Grupo Via Varejo anunciou parceria com startup norte-americana Airfox, com foco em clientes de baixa renda e uso das 800 lojas físicas como pontos de atendimento no país.

Sete em cada 10 brasileiros desconhecem ou conhecem muito pouco a Lei de Dados Pessoais

Pesquisa, feita pela Serasa Experian, mostra ainda que apenas 13% apontaram ter tido problemas com dados indevidamente expostos.

Revista Abranet 27 . abril/junho 2019
Veja a Revista Abranet nº 27 A Convenção Abranet 2019 debateu economia, política e gestão. Cerca de cem empresas de internet e de tecnologia puderam ter uma visão mais clara sobre o que esperar no curto prazo. E muito mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G