Clicky

INOVAÇÃO

Embratel: Inteligência Artificial não é jogar fora tudo o que já feito

Por Fernanda Ângelo ... 30/10/2019 ... Convergência Digital

Em painel realizado durante o Congresso Futurecom 2019, que acontece esta semana, em São Paulo, Andrea Mannarino, diretora de Operações de Soluções Digitais da Embratel, detalhou aqueles que considera os principais erros e desafios da jornada de adoção da Inteligência Artificial nas empresas, sejam elas de telecom ou de outras indústrias.

Para a especialista, o maior equívoco talvez esteja no fato de se acreditar que a Inteligência Artificial promoverá uma revolução milagrosa dentro das organizações. "IA é uma jornada que deve começar simples, a partir do entendimento de um processo, como ele pode ser melhorado, quais sistemas podem ser integrados, quem são os stakeholders envolvidos", explicou. Andrea disse que muitas empresas menosprezam aquilo que já existe na organização, e que pode ser ponto de partida para grandes projetos.

No mesmo painel, a Nokia divulgou uma pesquisa sobre IA conduzida junto a 50 grandes empresas de telecomunicações no mundo. A análise revelou a dificuldade em comprovar o valor dos projetos como um dos principais desafios às iniciativas de IA. "O resultado reforça a visão de que é importante começar pequeno, envolver pessoas e comprovar os benefícios", avaliou Andrea.

Ela ainda destacou a questão da mão de obra e e a capacitação de talentos como outros desafios. "As pessoas fazem toda a diferença em um projeto de IA. Mais do que conhecimento técnico, tem que ter traquejo comportamental, conhecer o processo, enxergar o ganho que ele trará", afirmou. "Sempre digo que precisamos criar o problema e entender como podemos resolvê-lo, e as pessoas são essenciais nesse processo", acrescentou.

Em entrevista ao CDTV, Andrea Mannarino falou sobre os desafios da jornada rumo à Inteligência Artificial e a capacitação de pessoas e contou como a Embratel tem trabalhado para preparar profissionais nesse segmento.


Petrobras faz primeiro edital para contratar soluções ágeis

Demanda é voltada para Saúde, Segurança Operacional, Otimização e Automação de Processos. Piloto servirá para testar a estratégia de inovação aberta da companhia. Os novos modelos de compras públicas serão debatidos no 5X5 TecSummit, que acontecerá de 07 a 11 de dezembro.

5x5 TecSummit debate o prontuário único do DATASUS

O debate sobre os desafios do órgão responsável pela implementação da Saúde Digital no Brasil acontece com o diretor do Departamento de Informática do ministério da Saúde, Jacson de Barros, no dia 08 de dezembro.

FCA e TIM anunciam carro conectado no Brasil para primeiros meses de 2021

Os carros das marcas Fiat, Jeep e Ram virão com eSIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo com 4G. "O carro será um smartphone e um tablet", afirma o CIO da FCA, André Souza Ferreira.

Polícia Federal quer usar drones no combate aos crimes eleitorais.

Expectativa é que mais de 100 drones sejam usados para inibir e flagrar condutas ilegais na eleição deste ano.

Robôs vão eliminar 85 milhões de empregos em 26 países, Brasil entre eles

Estudo ‘O Futuro dos Empregos 2020’, do Fórum Econômico Mundial, adverte que quase 50% dos trabalhadores vão precisar de requalificação.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G