INCLUSÃO DIGITAL

Sem rede e velocidade de conexão, escola rural padece para acessar à Internet

Por Roberta Prescott ... 16/07/2019 ... Convergência Digital

A falta de infraestrutura para acesso à internet e a baixa velocidade de conexão são os principais desafios para a conectividade das escolas em áreas rurais, conforme apontou a pesquisa TIC Educação 2018, divulgada nesta terça-feira (16/07) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Apenas 34% das escolas possuem ao menos um computador com acesso à internet e a velocidade de conexão é baixa para permitir uso pedagógico, na faixa de 2 Mbps. Para 43% das escolas rurais, a falta de acesso à internet deve-se à falta de infraestrutura na região onde a instituição se localiza e para 24% é devido ao alto custo da conexão.

Ainda nas escolas rurais, 52% dos responsáveis afirmam que os professores levam o próprio dispositivo para desenvolver atividades com os alunos. A maioria dos responsáveis (58%) usa o telefone celular particular, sendo que 52% afirmaram que se tratava de um dispositivo próprio, não custeado pela instituição, para atividades administrativas, tais como acessar a páginas ou sites (49%), enviar mensagens por aplicativo (49%) e comunicar-se com a secretaria de educação (51%). Os porcentuais de 2018 são maiores que os verificados em 2017.

Já nas escolas em áreas urbanas, a internet está praticamente universalizada, com 98% delas tendo ao menos um computador com acesso à internet. “Mas acesso à internet e a disponibilidade de dispositivos nas escolas ainda é desafio”, pontuou coordenadora da pesquisa Daniela Costa. “Quando olhamos as velocidades, 42% das escolas privadas têm acima de 11 Mbps enquanto nas públicas apenas 12%, mas existe uma proporção grande de diretores que não sabem a velocidade da internet”, completou o g erente do Cetic.br, Alexandre Barbosa.

Nas escolas públicas urbanas, 58% dos professores utilizam o celular em atividades com os alunos, sendo que 51% deles fazem uso da própria rede 3G e 4G para realizar estas atividades. Já nas escolas rurais, 58% dos responsáveis pelas escolas utilizaram o telefone celular para atividades administrativas.


Carreira
Coronavírus: Empresas de TI não assumem compromisso formal, mas se mobilizam para não demitir

Se em 2019 as empresas de TICs abriram 42 mil novos postos de trabalho, em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, o trabalho é para manter os funcionários, revela estudo da Brasscom. Setor chegou a quase R$ 500 bilhões de receita no ano passado, representando 6,8% do PIB nacional.

O que somos e fazemos na Internet têm consequências fora da Rede

A Internet segura passa pela conscientização do usuário que não uma persona virtual e uma real, diz o especialista em Segurança da Informação do CAIS/RNP, Yuri Alexandro.

Robótica faz o jovem carente pensar e criar a tecnologia

Um dos trabalhos do Coletivo Periféricas, que atua em Salvador, é fazer o jovem resolver problemas, diz Geisa Duarte. Em muitas comunidades, a Internet acontece por meio de roteadores 'libertados'.

Parceria entre Hughes e Facebook instala no Brasil milésimo WiFi comunitário

Conexão foi feita na comunidade rural de Santa Bárbara, no Maranhão. Além do Brasil, os hotspots estão distribuídos pela Colômbia, México e Peru.

Brasileiro perdeu a mão e precisa reencontrar o rumo na Internet

A posição é defendida pelo comunicador Marcelo Tas. Segundo ele, o brasileiro tem uma tendência natural de interagir no meio social, mas não está fazendo de um jeito bom. Educação digital é urgente e é responsabilidade de todos.

Embrapa: Só 28% do campo tem conectividade para dar salto de produção

Sensores na terra e nos animais, simulação de fenômenos, monitoramento logístico e rastreabilidade são soluções que já poderiam ser disseminadas, mas esbarram na falta de internet nas áreas rurais brasileiras. 

Agricultura: Mais de 5 mil torres poderiam ser usadas para levar banda larga à área rural

Estudo do Ministério da Agricultura mostra que o Brasil possui 82 mil torres com antenas celulares e seria possível, no curto prazo, usar parte delas para levar conexão ao campo.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G