Anatel recria 10 colegiados após extinção por Decreto presidencial

Convergência Digital ... 06/08/2020 ... Convergência Digital

A Anatel aprovou nesta quinta, 6/8, a recriação de dez colegiados, entre comitês, grupos e conselhos. A ação é consequência do Decreto presidencial 9.759/19, que extinguiu todos os colegiados da administração federal, deixando a recriação a critério de necessidade dos órgãos. 

Como lembrou o relator, conselheiro Emmanoel Campelo, o Decreto determina a extinção em massa de colegiados criados antes de 1º de janeiro de 2019 e a eliminação de colegiados supérfluos, desnecessários, de resultados práticos desconhecidos e com superposição de atribuições com as de autoridades singulares ou de outros colegiados. Considerados relevantes para o desenvolvimento das atividades da Anatel, foram recriados dez colegiados:

Comitê de Uso do Espectro e de Órbita (CEO);

Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (CDUST);

Comitê de Prestadores de Pequeno Porte (CPPP);

Comissões Brasileiras de Comunicação + Grupo de Coordenação (CBC + GCCBC);

Conselho Superior do Centro de Altos Estudos em Telecomunicações (Ceatel);

Grupo de Implantação dos Processos de Aferição da Qualidade (Gipaq);

Grupo de Gestão de Riscos e Acompanhamento de Desempenho das Redes de Telecomunicações (GGRR);

Grupo de Trabalho de Localização de Terminais em Chamadas de Emergência (GT-LOC);

Grupo de Implementação da Entidade Supervisora de Ofertas de Atacado e das Bases de Dados de Atacado (Giesb); e

Comitê sobre Infraestrutura Nacional de Informações (C-INI).

O relator destacou a importância da recriação do CPPP para o estímulo à entrada e à permanência dos pequenos prestadores de serviços de telecomunicações. “Como presidente do Comitê, pude me aproximar dos desafios enfrentados pelas pequenas empresas do setor e, assim, juntamente com as áreas de negócio da Anatel, compreender com mais clareza os rumos necessários para criar um ambiente mais atrativo e estável aos novos entrantes”, afirmou.

Segundo Campelo, com a recriação esses colegiados a Anatel dará continuidade aos trabalhos de grupos e comitês que contam com a integração de diversas áreas do conhecimento, fortalecendo, assim, o aprendizado colaborativo, o que possibilita à Agência mais organização e eficiência em suas atividades. “Gera-se, deste modo, um círculo virtuoso para a continuidade e melhoria dos trabalhos executados pela Anatel”, disse o relator.

O Conselho Diretor decidiu, ainda, extinguir o Comitê de Defesa da Ordem Econômica e o Comitê para a Universalização dos Serviços de Telecomunicações por entender que as atribuições dos dois colegiados passaram a ser desempenhadas por superintendências após o início da vigência do atual Regimento Interno da Anatel, aprovado por meio da Resolução nº 612/2013.


Internet Móvel 3G 4G
Aplicações são prioridade no laboratório 5G da NEC no Brasil

Com a meta de ser um orquestrador do 5G na sua volta à telefonia móvel, a NEC estrutura um laboratório, que começa a funcionar em janeiro de 2021, para fazer valer a validação das aplicações, conta o diretor da NEC, Roberto Murakami.

Carlos Baigorri toma posse no Conselho Diretor da Anatel

Em cerimônia no Ministério das Comunicações, o novo conselheiro afirmou que "a Anatel tem diversos desafios para o ano que vem, como o leilão de 5G, e temos que garantir que a conectividade chegar a todos rincões do País, com qualidade e a preços acessíveis à população para que todos os brasileiros possam exercer a sua cidadania”.

Feninfra diz que sem desoneração da folha país perde R$ 2 bilhões e 500 mil empregos em Telecom

Segundo a presidente da entidade, Vivien Suruagy, caso o Congresso não derrube o veto de Bolsonaro à medida, haverá um "apagão de tecnologia" no país.

STJ confirma condenação da Telefônica por falta de cartões telefônicos

Multa estipulada foi de R$ 3 milhões, por conta da não venda de cartões indutivos de 20 unidades. Condenação da operadora foi mantida pela 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça.

Oi entra na disputa do mercado de marketplaces para consolidar marca de consumo

Plataforma OiPlace chega ao mercado com mais de 3 mil produtos. Tele também incluiu canal ao vivo no Oi Play, a partir da mudança da regra de conteúdo na Internet pela Anatel.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G