GESTÃO

Plataforma consumidor.gov.br atinge a marca de 2 milhões de registros

Convergência Digital* ... 15/08/2019 ... Convergência Digital

O portal consumidor.gov.br, plataforma que facilita o contato entre clientes que possuem alguma reclamação e empresas que forneceram serviços ou produtos, atingiu, neste mês de agosto, a marca de 2 milhões de reclamações registradas. Desde junho de 2014, mês de lançamento do site, até dezembro de 2017, foram cerca de 1 milhão de conflitos informados, o que mostra consolidação do projeto como intermediador de conflitos. Em 2018, o índice médio de solução foi de 81%.

Monitorado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, o projeto oferece aos cidadãos a oportunidade de resolver problemas de consumo de forma consensual, transparente e rápida e, desde 2015, conta com um link de direcionamento no site do Tribunal de Justiça de São Paulo. Os dados e informações de atendimento dos consumidores compõem uma base pública que permite o monitoramento coletivo do desempenho e da conduta das empresas participantes.

Para utilizar a ferramenta, o consumidor deve primeiramente verificar se a empresa contra a qual tem alguma reclamação está cadastrada no sistema e, em seguida, registrar sua insatisfação no site. A partir daí, a companhia tem 10 dias para se manifestar. Durante esse prazo, há a oportunidade de interação com o cliente antes da postagem da resposta final.

Após a manifestação da empresa, é garantida ao consumidor a chance de comentar a resposta recebida, classificar a demanda como “Resolvida” ou “Não Resolvida” e, ainda, indicar o grau de satisfação com o atendimento. As empresas cadastradas devem acompanhar diariamente as reclamações recebidas por meio do site e respondê-las em até 10 dias.


Governo trabalha com novo eSocial em produção no dia 11 de novembro

A Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital assumiu a coordenação e alterou o prazo para testes. As mudanças foram anunciadas em nota técnica. O Convergência Digital disponibiliza a íntegra do documento.

Britânia adere à inteligência artificial na gestão e nos produtos

"A nossa ideia é ter pessoas qualificadas pensando em produtos melhores e não em funções repetitivas", diz a gerente de Marketing, E-commerce e parcerias da indústria, Samanta Puglia. A executiva admitiu que essa guinada já trouxe dores, entre elas, a mudança do quadro de pessoal.

Paraná adota Inteligência Artificial em serviços ao cidadão

Os serviços desenvolvidos pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar)são as ferramentas eleitas pelo Governo do Estado para ampliar a digitalização dos serviços, revela André Telles, assessor especial de Gestão Inteligente e Inovação.

Chatbots geram 1 bilhão de mensagens por mês. São Paulo concentra o mercado

O volume de mensagens por meio de chatbots cresceu 25%, enquanto o número de empresas no setor teve elevação de 24%. Facebook Messenger lidera, mas WhatsApp avança como canal preferido.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G