INCLUSÃO DIGITAL

No Brasil, 58% dos usuários usam apenas o celular para acessar à Internet

Ana Paula Lobo ... 26/05/2020 ... Convergência Digital

O celular é o principal meio de acesso à Internet de 58% dos usuários da rede mundial no País, revela a TIC Domicílios 2019, divulgada nesta terça-feira, 26/05, pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

O estudo mostra que o celular é o único meio de acesso à Internet de 85% dos usuários das classes D e E e de 70% dos usuários nas áreas rurais. Se somar os acessos das classes A, B e C, o celular é usado por 99% da população para ter algum tipo de acesso à rede mundial. O uso exclusivo do telefone celular também predomina entre a população preta (65%) e parda (61%), frente a 51% da população branca.

Pelo quarto ano consecutivo, a pesquisa verificou uma redução da presença de computadores nos domicílios, passando de 50% em 2016 para 39% em 2019. Os computadores estão presentes em 95% dos lares da classe A, mas aparecem em menos da metade - 44% - dos lares da classe C e em apenas 14% dos domicílios das classes D e E. Um dado curioso é o avanço das TVs no acesso à Internet. A massificação do streaming e do consumo de vídeos  e as TVs inteligentes colocam TVs quase no mesmo patamar dos PCs nas classes mais abastadas - 42% a 37%. 

O estudo aponta que sssistir a vídeos (74%) e ouvir música (72%) também estão entre as atividades mais realizadas pelos usuários de Internet brasileiros. Isso corresponde a pouco mais da metade da população acima dos 10 anos que realiza tais atividades (56%), havendo, nos últimos anos, uma ampliação do consumo via streaming, mas poucos ainda pagam pelo consumo. O pagamento para assistir a filmes e séries na Internet ocorre em quase a metade dos indivíduos da classe A, e cerca de um terço da classe B, sendo pouco comum entre usuários das classes C, D e E.

Em termos de penetração de acesso à Internet, a desigualdade digital é uma marca da TIC Domicílios 2019. Se na região sudeste, ela é de 75%, na região Nordeste, o percentual cai para 65%. "A verdade é que nas classes A e B e até na C, o acesso à Internet se massificou com a combinação dos dispositivos. O nosso grande gargalo segue sendo as menos favorecidas, as classes D e E, que seguem sem conexão, sem equipamentos e só com o celular", observa Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br.

O levantamento também mostra que o Brasil conta com 134 milhões de usuários de Internet, o que representa 74% da população com 10 anos ou mais. Apesar do aumento significativo nos últimos anos na proporção da população brasileira que usa a Internet, cerca de um quarto dos indivíduos (47 milhões de pessoas) seguem desconectadas.


Carreira
Ministério da Economia vai contratar 350 temporários para transformação digital. Assespro diz que medida é nociva

Seleção simplificada mira especialistas em gestão de projetos, infraestrutura de TI, segurança de dados, experiência do usuário e desenvolvimento de software. Federação Assespro reclama da falta de parceria do governo com as empresas.

Brasil soma 424 milhões de dispositivos digitais em uso. Smartphone é o rei

São 234 milhões de smartphones em uso no País e 190 milhões de computadores, revela pesquisa da FGVcia/SP. Em 2019, foram 12 milhões de PCs vendidos. Em 2020, a Covid-19 exigiu a troca de dispositivos e deverá incrementar o mercado, diz o professor Fernando Meirelles.

Aloo Telecom cede rede de fibra ótica para viabilizar UTI virtual

A Aloo Telecom é responsável por toda a tecnologia por trás do projeto UTI Virtual, em pareria firmada com o Hospital do Coração (HCOR) e a Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial). Aliança permitirá atendimento em tempo rela para 100 leitos nos hospitais do SUS de Alagoas.

No Brasil, 58% dos usuários usam apenas o celular para acessar à Internet

Nas classes D e E, o celular é o meio de acesso à rede de 85% e na área rural, ele responde pelo acesso de 70%. PCs perdem vez e as TVs avançam.

Menos de 1% dos sites no Brasil passou nos testes de acessibilidade

Brasil tem cerca de 14 milhões de sites ativos, segundo dados pesquisados pelo movimento Web para Todos.

França vai obrigar remoção de conteúdo de redes sociais em 1 hora

Lei impõe a rápida exclusão de conteúdos que envolvam pedofilia e terrorismo e dá até 24 horas para remoção do que for considerado “manifestamente ilícito”. 

eGov digital: atendimento em tempo real fica abaixo de 10% no Brasil

Pesquisa TIC Governo Eletrônico 2019 mostra que o uso dos chatbots ficou em 8% nos órgãos federais. Nos estaduais, o percentual cai para 5%.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G