GOVERNO » Legislação

TICs,Indústria e agro pedem urgência ao Senado em votar mudanças no Fust e Fistel

Luís Osvaldo Grossmann ... 21/08/2020 ... Convergência Digital

Uma grande coalizão de 42 entidades ligadas a setores da indústria, tecnologia e da produção agropecuária nacional fez um manifesto ao Senado Federal pela votação de projetos de lei considerados fundamentais para impulsionar a economia digital. Notadamente, mudanças no Fistel para desonerar os dispositivos e a manutenção do Fust como instrumento de inclusão digital. 

“A aprovação dos Projetos de Lei 172/20, 6.549/19 e 349/18, todos em trâmite perante o Senado Federal, é fundamental para promover mudanças transformacionais para o Brasil. Clamamos aos senadores e senadoras da República para que pautem, deliberem e aprovem os projetos de lei sob referência, a bem do interesse socioeconômico nacional”, pedem no manifesto. 

O movimento une entidades como a Confederação Nacional de Agricultura, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a Organização das Cooperativas Brasileiras, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, além de produtores de suínos, pescados, milho, algodão, carne, soja, sucos, ou ainda a indústria de máquinas, operadoras, etc. 

Como apontam, “a disseminação e massificação dos dispositivos
necessários para a Internet das Coisas somente é possível pela
expansão da conectividade e pela redução dos preços dos
sensores de alta capacidade para a transmissão de informações a
custos cada vez menores. O custo médio
de uma conexão máquina a máquina (M2M) é de cerca de R$ 43
por ano, (...) e desta forma representa um grande inibidor”. 

A proposta dos PLs 6.549, de 2019 e 349 de 2018, é isentar as taxas que compõem o Fistel, além da CFPR e da Condecine, reduzindo o preço da conexão máquina a máquina, estimulando, a adoção massiva pelo setor produtivo, sociedade civil e governo.

O PL 349/18 também reduz a carga tributária de estações de pequeno porte para recepção via satélite, as antenas VSat, utilizadas para acesso de internet banda larga, cuja relevância contribui para a massificação do acesso à Internet em áreas desatendidas. O PL 172/20 atualiza a lei do Fust, o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações, para permitir que os recursos sejam destinados a investimentos na ampliação da conectividade em banda larga, hoje restritos à concessão de telefonia fixa. 


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Portal Gov.br soma mais de 80 milhões de brasileiros com login e senha

Portal está unificando toda a oferta de serviços digitais do governo federal. Dados do Ministério da Economia revelam ainda que 2368 serviços estão 100% digitalizados, dos 3870 oferecidos por 190 órgãos federais.

BNDES abre licitação para manter plano de venda do Serpro e Dataprev

Banco de fomento lançou a RFI n° 04/2020 para a contratação de uma consultoria especializada na prestação de serviços de Due Diligences e avaliação econômico-financeira. O prazo para os interessados vai até o dia 13 de outubro.

Adiamento de tributos do Simples termina em setembro

A partir de outubro voltam os prazos de recolhimento adiados como medida durante a pandemia de Covid-19.

STJ nega envio de 'Caixa de Pandora' para Justiça Eleitoral

Quarta Turma do Supertior Tribunal de Justiça autorizou, no entanto, nova perícia nos vídeos que flagraram, em 2009, empresários de tecnologia da informação pagando propina a integrantes do governo do Distrito Federal. 

MCTI e MCom vão compartilhar orçamento até 2021

Portaria interministerial foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Até junho de 2021, os recursos serão compartilhados e será criado um Centro de Custos para a divisão dos gastos entre os dois ministérios, até a definição do orçamento de 2021.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G