INOVAÇÃO

Teles e bancos são setores mais avançados na transformação digital

Convergência Digital ... 30/07/2019 ... Convergência Digital

Companhias do setor financeiro e de telecomunicações estão à frente no processo de transformação digital. A constatação é do estudo Como Investem os Campeões Digitais, realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) e que avaliou o Índice de Aceleração Digital (IAD) em nove segmentos da indústria.  O levantamento foi feito na  Ásia, Europa e Estados Unidos.

 Classificados como "campeões digitais", os setores de Serviços Financeiros e de Telecomunicações tiveram mais de 25% de suas empresas recebendo alta pontuação no IAD. Já no outro extremo estão as áreas de Energia e Setor Público, das quais mais de 40% das organizações obtiveram baixa pontuação no IAD e, com isso, foram incluídas no grupo dos "atrasados digitais”. Na faixa intermediária, estão, em ordem decrescente, os setores de Tecnologia, Automotivo, Transformação, Seguros e Consumo & Varejo.

 O IAD é uma metodologia criada pelo BCG que avalia o nível de maturação tecnológica de uma companhia. Seu cálculo considera fatores como a presença do digital na orientação da estratégia de negócios da empresa, a digitalização da atividade principal, o desenvolvimento de novas ferramentas e os facilitadores para a sua implantação. Para a realização do estudo, a consultoria entrevistou executivos de mais de 1.800 companhias asiáticas, europeias e dos Estados Unidos.

 O estudo identificou ainda três impulsionadores que têm acelerado a disrupção digital dessas indústrias. Empresas líderes empregam maior fatia das despesas operacionais em tecnologia. Paralelamente, implementam vários projetos pilotos que lhes permitem observar antecipadamente os benefícios das soluções digitais e orientar suas estratégias com base nessas informações. Já seus funcionários passam mais tempo dedicados à tecnologia.

Foram constatadas também três metas em comum entre os campeões digitais: tecnologia de alta performance, qualificação & ampliação de seus talentos e aprimoramento estratégico a partir do uso da inteligência artificial.


Cloud Computing
Serpro vai oferecer Dados como Serviço ao Comando da Aeronáutica

Valor do serviço é de R$ 402 mil e tem validade de um ano e consiste na extração de dados brutos dos sistemas a serem compartilhados entre órgãos e entidades do Governo Federal.

Oi Futuro e Sebrae lançam edital de aceleração para empreendedores

Startups terão acesso a espaço de coworking e poderão ganhar prêmios de até R$ 25 mil. Iniciativa terá seis meses de duração e reúne mentorias, consultorias e workshops.

boostLAB, do BTG Pactual, abre espaço para ERPs, big data e Edtechs

A quarta edição do programa superou a marca de 260 empresas inscritas. Para o Batch #5 serão selecionadas de cinco a dez startups para seguirem no programa durante cinco meses. Inscrições abrem nesta quinta-feira, 05/12.

STJ valida sistema 'mailbox' e confirma patente por 20 anos

​A Terceira Turma do STJ, por unanimidade, estabeleceu em 20 anos o prazo de vigência de patente concedida pelo sistema mailbox, contado a partir da data do depósito do pedido pelo interessado.

Carros autônomos se multiplicam, mas estão longe do mercado de consumo

Segundo a consultoria Gartner, veículos equipados para direção autônoma mais que dobram a cada ano, mas só o custo dos sensores já os deixa restritos à pesquisa. 

Brasileiros já incluem dispositivos IoT em lista de desejos

Pesquisa da Avast lista smartwach, caixa de som inteligente, lâmpada e termostato conectados como principais itens de consumo do momento. 



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G