Clicky

Home - Convergência Digital

OTTs de mensagens são principal canal de vendas nas PMEs

Luís Osvaldo Grossmann - 28/04/2020

O comércio eletrônico está disseminado entre as empresas brasileiras, como mostra a nova edição da pesquisa TIC Empresas, divulgada nesta terça, 28/4, pelo Cetic.br. Mas com um diferencial: são mais compras, do que vendas. Compras online são realidade para 70% de pequenas, médias e grandes empresas, enquanto as vendas já representam caminho para 57%. Bom frisar que o levantamento foi feito antes do impacto da pandemia de Covid-19, que transformou a economia tradicional.

No caminho dos negócios, várias são as ferramentas possíveis. E enquanto o uso de email ainda é relevante, com presença em 39% das PMEs, ele já foi superado pelos aplicativos de mensagem. Principal meio, ferramentas como Whatsapp, Skype ou FB Messenger são usadas em 42% das vendas online, especialmente pelas pequenas empresas, 43%, mas também importantes para as médias (35%) e mesmo para as grandes (23%). 

“A pesquisa mostra que 67% [das PMEs]usaram  algum canal de venda online. Mas o porte da empresa tem relação com o canal que usou para vender. Enquanto email é usado por todos, mensagens do Whatsapp, Skype ou Facebook são mais usadas pelas pequenas”, reforça o gerente da pesquisa, Leonardo Lins. 

Também varia com o porte a forma de pagamento utilizada. Enquanto nas grandes empresas é mais comum o uso de boletos bancários (82%) ou débitos e transferências (78%), esses meios também são usados pelas pequenas, mas nessas há destaque para os pagamentos feitos na entrega (61%). 

“Grandes empresas usam como forma de pagamento meios como boleto bancário, débito ou transferência, enquanto pagamento na entrega é algo mais relacionado com as pequenas empresas. São diferenças que aparecem especialmente se o comércio é B2B ou B2C”, completa Lins. 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

01/12/2020
Procon-SP registra aumento de 30% nas reclamações sobre Black Friday

18/11/2020
Procon-SP vai notificar Facebook, Instagram, Whatsapp e YouTube por vendas online

12/11/2020
Com disparada das vendas online, Mercado Livre também amplia estrutura no Brasil

12/11/2020
Vendas pela internet estão 97% acima de 2019

10/11/2020
Europa indica que Amazon abusa de posição dominante e acesso a dados não públicos de vendas

09/11/2020
Amazon anuncia mais três centros de distribuição no Brasil, país que mais cresce em programa de fidelidade

28/10/2020
Reclamações contra vendas pela internet disparam 208%

13/10/2020
Brasil é país com maior crescimento de compras online de produtos domésticos

28/09/2020
PMEs que passaram a vender pela internet tiveram alta de 118% no faturamento

21/09/2020
Sebrae e Magazine Luiza planejam treinar 100 mil PMEs para vendas online

Destaques
Destaques

Uso da faixa de 700 MHz deixa 4G disponível 80% do tempo no Brasil

Segundo a mais recente análise da OpenSignal, TIM tem a rede de quarta geração com maior disponibilidade, 88,2%, à frente da Claro (79%) e Vivo (79,5%), Oi (70,2%). 

Um em cada quatro acessos móveis na América Latina será 5G até 2026

Nova edição do Relatório de Mobilidade da Ericsson aponta que até o final de 2020, mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo já estará usando 5G. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Edição de genes: como o 'reparo' do DNA pelo CRISPR impulsionará a Agricultura

Por Eduardo Prado*

Técnica permite o 'reparo' do DNA com altíssima precisão, o que permite, por exemplo, consertar 'mutações defeituosas' do DNA. A aparecimento da técnica deu um grande alento para o tratamento de doenças genéticas complexas. Estima-se que 6.000 doenças genéticas são causadas por mutações defeituosas, e apenas 5% delas pode ser tratada atualmente (sic!) ..


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site