SEGURANÇA

Coronavírus: Redes do Governo têm aumento de ameaças de phishing e fraudes

Luís Osvaldo Grossmann ... 09/04/2020 ... Convergência Digital

Em números absolutos, o cenário parece estar dentro da “normalidade” quando o assunto envolve ataques a redes de governo. Segundo dados do Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo, CTIR-Gov, até 7/4, o dado mais atualizado, foram registrados, em média, 17 incidentes por dia – até abaixo da média de 29 por dia de 2019. 

Ainda assim, segundo análise do Departamento de Segurança da Informação do Gabinete de Segurança Institucional, há novidades no perfil. Conforme relata o DSI, “durante a campanha sanitária da Covid-19, notou-se aumento expressivo de phishings e de sites falsos, disseminados por e-mails, aplicativos de mensagens, redes sociais e outros meios”. 

O objetivo, naturalmente, é capturar credenciais dos usuários e obter vantagens financeiras, particularmente, nos programas de assistência à população. “Tais incidentes são tentativas de sabotar ação social do Estado, e causar dano às pessoas, por meio de fraudes, que visam capturar suas credenciais ou dados bancários”, informa o DSI. 

Ainda assim, o Departamento reforça que em relação a eventos cibernéticos nas redes de governo, as estatísticas vêm mantendo a média de anos anteriores. Assim, segundo o dado mais recente, foram registrados até 7/4, 1.694 incidentes. Dos quais 876 envolvem “abuso de site”, 400 “fraudes”, 242 “scans, 84 “vazamentos de informação”, 22 “indisponibilidades”, 3 “malware”, além de 67 classificados como “outros”. 

Como apontado pelo DSI, o digno de nota é que as “fraudes”, que ano passado apareciam como terceiro principal incidente, estão por enquanto na segunda colocação, reforçando a análise de que houve aumento de phishings e outras técnicas no embalo da pandemia. 


Administradora de shopping centers revela ataque cibernético

Ao mercado a Aliansce Sonae informou que a invasão aconteceu em maio e a companhia admite que, algumas informações possam ter sido acessadas, mas que elas não eram estratégicas.

PF caça quadrilha que teria vazado dados do presidente Bolsonaro e de mais de 200 mil servidores

Ação policial acontece nos Estados do Rio Grande do  Sul e Ceará. Organização teria invadido sistemas de universidades, prefeituras e câmaras de veradores.

Light confirma ataque cibernético e cobrança de resgate em bitcoin

Custo do resgate solicitado teria chegado a R$ 37 milhões e não há informação se o montante foi pago ou não. Todo o incidente aconteceu na área de TI e não houve consequência na distribuição ao consumidor.

Microsoft faz megacorreção de vulnerabilidades de segurança

Companhia lançou correções para 129 vulnerabilidades, sendo 11 consideradas como críticas, que incluem o Office, SharePoint, Visual Studio e outros.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G