INCLUSÃO DIGITAL

Provedores e teles vão conectar 16 mil unidades de saúde e financiar por até quatro meses

Luís Osvaldo Grossmann ... 02/04/2020 ... Convergência Digital

Pequenos provedores e operadoras de telecom prometeram ao governo que vão instalar conexões internet em 16 mil unidades de saúde pelo país, a partir de uma demanda apresentada pelo Ministério da Saúde ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. 

O próprio ministro Marcos Pontes anunciou que “até o final de abril teremos todas as unidades de saúde no país conectadas à internet”. Velocidade de atendimento que só será possível porque as empresas vão conectar primeiro e cobrar depois. 

Segundo o Ministério da Saúde, 16 mil das 42 mil unidades básicas de saúde não contam com conectividade – número que precisa ser refinado, mas que por enquanto é a demanda à mesa. O MCTIC, por sua vez, pediu ajuda ao mercado a partir do comitê de crise criado pela pasta. 

A lista das 16 mil unidades de saúde foram repassadas pelas entidades do setor às empresas, que responderam quais delas poderiam ser voluntariamente atendidas – a preferência é por conexões em fibra, a não ser nos locais onde isso for inviável. 

Por voluntariamente entenda-se que as empresas fornecerão as conexões gratuitamente por um período que pode chegar a quatro meses. Enquanto isso, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vai preparar um sistema para formalizar a contratação dessas conexões, a partir do que a conta deve ser assumida pelo Ministério da Saúde. 

Vale registrar que as 16 mil unidades sem conexão são listadas com base naquelas que não utilizam prontuário eletrônico. Tal informação, no entanto, está sujeita a imprecisões – há unidades com internet, mas sem computador, ou com computador e sem gente que saiba operar. O número final, portanto, pode mudar. 


No Brasil, 39% dos alunos das escolas públicas não têm PCs, notebook ou tablet para estudar

A TIC Educação 2019 constata ainda que nas escola rurais, apenas 40% delas têm um PC ou uma conexão à Internet.

Brasil soma 424 milhões de dispositivos digitais em uso. Smartphone é o rei

São 234 milhões de smartphones em uso no País e 190 milhões de computadores, revela pesquisa da FGVcia/SP. Em 2019, foram 12 milhões de PCs vendidos. Em 2020, a Covid-19 exigiu a troca de dispositivos e deverá incrementar o mercado, diz o professor Fernando Meirelles.

Aloo Telecom cede rede de fibra ótica para viabilizar UTI virtual

A Aloo Telecom é responsável por toda a tecnologia por trás do projeto UTI Virtual, em pareria firmada com o Hospital do Coração (HCOR) e a Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial). Aliança permitirá atendimento em tempo rela para 100 leitos nos hospitais do SUS de Alagoas.

Vinte milhões de domicílios brasileiros não têm conexão a Internet

Pesquisa TIC Domicílios 2019 evidencia a desigualdade digital no Brasil, onde três em cada quatro brasileiros admitem usar a Internet, mas com qualidade distinta de acesso.

No Brasil, 58% dos usuários usam apenas o celular para acessar à Internet

Nas classes D e E, o celular é o meio de acesso à rede de 85% e na área rural, ele responde pelo acesso de 70%. PCs perdem vez e as TVs avançam.

Menos de 1% dos sites no Brasil passou nos testes de acessibilidade

Brasil tem cerca de 14 milhões de sites ativos, segundo dados pesquisados pelo movimento Web para Todos.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G