Clicky

SEGURANÇA

Militares criam sistema integrado de defesa cibernética

Luís Osvaldo Grossmann ... 20/11/2020 ... Convergência Digital

Uma portaria publicada nesta sexta, 20/11, pelo Ministério da Defesa estabelece o Sistema Militar de Defesa Cibernética, que reúne instalações, equipamentos, doutrina, procedimentos, tecnologias, serviços e pessoal essenciais para realizar ações voltadas para assegurar o uso efetivo do espaço cibernético pela Defesa Nacional, bem como impedir ou dificultar ações hostis contra seus interesses.

O órgão central do Sistema é o Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), comando operacional conjunto, permanentemente ativado e com capacidade interagências.

O SMDC é composto, assim, pelo próprio ComDCiber, como órgão central; pelas estruturas de Defesa Cibernética das Forças Singulares; pelas estruturas de Guerra Cibernética dos Comandos Operacionais ativados; e ainda outras estruturas inseridas no Sistema, incluindo setores da administração central e organizações ligadas ao Ministério da Defesa.

Além disso, é previsto que o ComDCiber deverá interagir não apenas internamente, mas também fora do setor de Defesa, notadamente com o Fabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, na defesa das infraestruturas críticas nacionais, na elaboração de normas, e como ligação junto ao Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN). 

Além do GSI, também é prevista interação com as estruturas de tratamento de incidentes de redes externas ao SMDC e outras organizações de interesse para manutenção de canal técnico permanente bem como demais instituições nacionais e internacionais, para atividades relacionadas ao Setor Cibernético.


Oi Soluções cria serviço para evitar ciberataques

Solução identifica, detecta e gerencia falhas e brechas em sites e aplicações de forma pró-ativa. Aplicação permite conformidade à LGPD.

Serpro e Dataprev atuam juntos para incluir biometria facial do INSS no GOV.br

O  INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – já que foram selecionados segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor.

Uber faz piloto de gravação de vídeo em Aracaju

Video permanecerá criptografada no celular e apenas a empresa terá acesso às imagens. O motorista não tem como ver a gravação.

TI está sobrecarregada e ataques cibernéticos viram rotina no governo

“A TI está sobrecarregada. Um analista gerencia de cinco a oito contratos. Mas o governo só vai acordar quando der um problema gigante”, diz o presidente da Associação Nacional dos Analistas em Tecnologia da Informação, Thiago de Aquino Lima. 



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G