Home - Convergência Digital

Usuários esticam uso dos smartphones e mercado recua 0,5% puxado pelos top de linha

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 09/04/2019

Os embarques globais de aparelhos celulares devem cair 0,5% em 2019, para cerca de 1,8 bilhão de unidades, segundo projeções da consultoria Gartner. Esse movimento, indica, é fruto do bom desempenho de smartphones high end, que empurram a disposição dos usuários em trocar por modelos mais novos. Segundo a consultoria, até 2023, a vida média desses aparelhos top vai passar de 2,6 para 2,8 anos.

“Os usuários chegaram a um limiar em novas tecnologias e aplicações. A não ser que novos modelos apresentem significativas novidades em utilidade, eficiência ou experiência, eles não querem ou não precisam de um upgrade”, aponta a diretora de pesquisas da Gartner, Roberta Cozza.

O resultado, completa a consultoria, é que o mercado de aparelhos celulares top de linha deve continuar a declinar ao longo deste ano de 2019, especialmente nos mercados mais saturados e maduros. Mas há perspectivas de recuperação em 2020.

Para o ano que vem, a previsão é de volta de crescimento, com alta de 1,2% nos embarques. O recado, no entanto, permanece: fornecedores precisam entender que os consumidores estão aumentando a vida útil dos celulares – que vai a 2,8 anos em média, como mencionado.

Nesse movimento, os recém-lançados aparelhos dobráveis ainda serão um mercado de nicho pelos próximos cinco anos. As projeções da consultoria é de que em 2023 esse tipo de aparelho represente 5% do mercado total, com 30 milhões de unidades. “O preço ainda é uma barreira”, aponta a Gartner, considerando valores por volta dos US$ 2 mil.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

14/02/2020
Motorola e Samsung param de fabricar celulares no Brasil por falta de componentes da China

13/02/2020
Na guerra do streaming, YouTube reina absoluto com 70% da atenção nos celulares

27/01/2020
Celulares representam 80% do tráfego digital

14/01/2020
Consulta de pré-pagos por CPF chega aos estados do Nordeste e Centro-Oeste

19/12/2019
Estudo diz que celulares do Brasil não fazem mal à saúde

04/12/2019
Comissão aprova silêncio positivo de 90 dias para antenas de celular

28/11/2019
PGR defende acesso a dados armazenados em celular sem ordem específica

25/10/2019
PL que proíbe venda de equipamento que altera IMEI tem parecer favorável na CCJ

02/10/2019
Com queixas da indústria, avança PL que exige rádio em 100% dos celulares

02/10/2019
STJ anula condenação com prova obtida por PM que atendeu celular de suspeito

Destaques
Destaques

Governo do Brasil ainda avalia restringir Huawei na implantação do 5G

MCTIC estuda a publicação de um novo Decreto, ou em forma de Portaria, com normas para cibersegurança específicas para o setor de telecomunicações. A estratégia Nacional de Segurança Cibernética, recém-lançada pelo Governo, tratou - de forma genérica- o tema 5G.

5G exigirá uso de requisitos mínimos de Segurança Cibernética

Tecnologia é apontada como 'uma revolução na comunicação de dados, no potencial de emprego de equipamentos de Internet das Coisas e na prestação de novos e disruptivos serviços".

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Carro autônomo: decisões baseadas em dados vão evitar acidentes?

Por Rogério Borili *

O grande debate é que a inteligência dos robôs precisa ser programada e, embora tecnologias como o machine learning permitam o aprendizado, é preciso que um fato ocorra para que a máquina armazene aquela informação daquela maneira, ou seja, primeiro se paga o preço e depois gerencia os danos.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site