INOVAÇÃO

Laura, a IA nacional que já salvou 12 mil vidas, entra no combate ao Coronavírus

Ana Paula Lobo e Pedro Costa, do Rio de Janeiro ... 27/03/2020 ... Convergência Digital

Em setembro do ano passado, durante o Rio Info 2019, o Convergência Digital apresentou a Laura, uma tecnologia de Inteligência Artificial 100% nacional, criada em 2016 depois de uma criança morrer em decorrência de falhas operacionais em um hospital. Agora, a Laura ganhou escala e será disseminada na área da saúde. Já utilizada em 30 hospitais do País, a Laura salvou mais de 12 mil vidas. Nesta quinta-feira, 26/03, foi firmado um acordo de cooperação para uso da inteligência artificial na área da saúde, que pode revolucionar o diagnóstico de infecções hospitalares em todo País. E, claro,salvar vidas.

O acordo engloba o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC), o Hospital das Forças Armadas (HFA), o Ministério da Defesa, o Instituto Laura Fressatto e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que é uma organização vinculada ao MCTIC. A Laura permite cruzar todos os dados dos pacientes e fornece as informações necessárias para a tomada de decisão pelos médicos, tendo a Inteligência Artificial como ferramenta para a construção de diagnósticos. A proposta é que ocorra a identificação dos quadros de infecção com ao menos 10 horas de antecedência.

Em relação à epidemia do COVID-19, o responsável pelo Instituto Laura Fressatto, Jacsson Luiz, adiantou que a tecnologia já está sendo adequada para poder atender os casos mais críticos de pacientes atacados pelo novo coronavírus. “A sociedade precisa de tecnologia e de entrega social rápida”, completou o Rui Yutaca Matsuda, comandante logístico do Hospital das Forças Armadas. O Convergência Digital replica a entrevista feita com Cristian Rocha, um dos sócios do projeto Laura, no Rio Info 2019, onde ele explica a origem e como a Laura funciona.


Cloud Computing
Prefeitura de Jundiaí usa IA e nuvem pública da IBM no combate à Covid-19

A assistente virtual, MILLA, é baseada no IBM Watson Assistant, para oferecer à população da cidade do interior paulista um canal de fácil acesso para tirar dúvidas de como agir de forma rápida e apropriada.


Indústria de semicondutores reage à liquidação da Ceitec

Em nota, associação nacional do setor indica “preocupação” com a medida. “Liquidação distanciará ainda mais o Brasil do conhecimento de ponta.”

OBr.Global promove bootcamps Live sobre empreendedorismo

Aceleradora, especializada em internacionalização das empresas, ensinará técnicas adotadas no Vale do Silício, nos EUA.

Política de informática foi feita para o hardware, mas deu certo com o software

Para Sílvio Meira, a estratégia que o Brasil quer desenhar para Inteligência Artificial precisa desafiar à produção nacional para trazer os resultados pretendidos.

Open Banking faz XP ir às compras no Brasil

XP anunciou a aquisição de participação majoritária na fintech Fliper, responsável, hoje, por mapear R$ 7 bilhões lem investimentos na sua plataforma.

Software livre venceu e desapareceu. Agora tudo é serviço.

Como lembrou o cientista e professor Sílvio Meira, ao participar do Convergência Digital em Pauta, até o Windows passou a rodar sobre fundação Linux.  O mundo, hoje, é de quem tem o serviço como diferencial de concorrência.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G