A posse do democrata Joe Biden nesta quarta-feira, 20/01, no comando dos Estados Unidos, representa a possibilidade de um novo tempo nas relações entre a Europa e a América, bastante abalada nos quatro anos da gestão de Donald Trump. A saída de Trump do poder traz alívio.
"Este novo amanhecer na América é o momento que esperávamos", afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen. Mas a executiva observou que não há espaço para a ilusão e foi bastante dura com as gigantes norte-americanas de Internet.
"O poder desenfreado concedido às gigantes de Internet precisa ser controlado", sintetizou Der Leyen, ponto que pode criar problemas na nova relação entre Europa e EUA. O continente europeu debate uma nova política digital com implicações para Google, Facebook e Apple, todas norte-americanas de origem, o que pode, sim, criar uma situação complexa com a nova gestão democrata.
A proposta que a Comissão Europeia vai levar à gestão de Joe Biden tem como ponto-chave a criação de uma regulação digital global. Essa legislação teria temas centrais como o compartilhamento de dados para o combate a doenças, entre elas, a própria Covid-19; a regulação da inteligência artificial; o combate às Fake News e ao discurso de ódio na Internet.
*Com informações da Agência Reuters
Estudo mostra que foram detectadas 119 mil ameaças cibernéticas por minuto ao longo do ano passado. Também revela que os ataques aos dispositivos domésticos cresceram 210%.
A 20ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve condenação da 99 Táxis, após cobrança pelo motorista em maquiná de cartão de R$ 532 por corrida.
Lei cearense foi considerada inconstitucional por decisão majoritária dos ministros do Supremo Tribunal Federal. O STF diz que confere à União, a competência privativa de dispor sobre telecomunicações.
Em caso com repercussão geral, Supremo também fixou tese de que o conceito é incompatível com a Constituição Federal.
Rede social deve tirar do ar vídeo que questiona a validade de um decreto municipal, em Santa Catarina, que obriga o uso de máscaras pela população para evitar a propagação do novo coronavírus.