Convergência Digital - Home

Governo negocia para transformar Foz do Iguaçu em zona franca para datacenters

Convergência Digital
Ana Paula Lobo - 30/10/2019

Ao participar do Futurecom 2019, que acontece esta semana em São Paulo, o secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Elisio de Menezes, disse que está negociando - sem dar uma data para o anúncio formal - a criação de uma espécie de "zona franca de Manaus" para datacenters no Brasil, em Foz do Iguaçu, no Paraná. A ideia é que os datacenters estabelecidos na região sejam incluídos em uma classe especial de consumo de energia, o ativo mais caro na sustentação do negócio.

"Sabemos da dificuldade de atrair datacenters para a região, muitos querem ficar em São Paulo, mas conseguimos lá conceder benefícios na parte de energia, além de outros atrativos que estão em negociação, entre eles, a redução do ICMS. O Brasil tem muitos datacenters, mas podemos ter muito mais. O 5G demandará muitos datacenters", observou Vitor Elisio Menezes. O governo também negocia a facilidade de importação de equipamentos, com celeridade para o desembarque daqueles não produzidos no País e essenciais para os datacenters.

Escaldado, já que desde 2017, ainda na gestão de André Borges à frente da secretaria de Telecomunicações, o Brasil formula um pacote de medidas para incentivar a implantação de datacenters no Brasil, Vitor Menezes não quis dar datas. "Esse é um processo que envolve muitas negociações. Mas é certo que o Brasil, hoje, não é um país atraente para os datacenters. Nós perdemos qualquer disputa com outros países da região. E essa equação precisa mudar", completou.


Destaques
Destaques

Embratel centraliza dados do ministério da Saúde na nuvem

Os dados do Portal do Ministério da Saúde, do Portal Coronavírus e e-SUS-VE foram 100% migrados para a nuvem da Embratel. Entre os aplicativos migrados está o CoronavírusSUS. Os apps de saúde já atingiram picos de mais de 80 milhões de acessos diários.

Compartilhamento de dados fomenta o big data no governo federal

A TIC Governo Eletrônico 2019 mostra que ainda há muito por usar em análise de dados no governo. O MPF foi o maior utilizador dos dados para análise. O Executivo ficou com apenas 20%. Serviços na nuvem também ficam aquém do desejado.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.

Jornada para a nuvem: evite as armadilhas e faça a coisa certa

Por Fábio Kuhl*

Até bem pouco tempo, a nuvem era inovação, hoje me arrisco a dizer que, em breve, uma commodity.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site