Clicky

INCLUSÃO DIGITAL

Mapa de Conectividade avalia oferta de banda larga em 27 mil escolas

Convergência Digital ... 31/03/2021 ... Convergência Digital

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) apresentaram um Mapa Integrado de Conectividade na Educação, que analisa a conectividade de 27 mil escolas municipais e estaduais, e pode chegar a todas às 140 mil.

Nessas 27 mil já estão instalados medidores do NIC.br, gratuitamente, com os quais é possível verificar o desempenho dos acessos em banda larga. “Por ora, eles estão em colégios públicos de aproximadamente 3.500 municípios, nas cinco regiões do país. Mas o número pode aumentar", explica Paulo Kuester Neto, analista de projetos do NIC.br e um dos idealizadores do mapa. 

“Pode-se, por exemplo, investigar a qualidade da banda larga de toda uma rede municipal ou estadual. É possível ainda verificar se a conectividade das escolas é melhor ou pior do que a do entorno delas, as residências, estabelecimentos comerciais, favorecendo, se for o caso, uma renegociação de contrato", destaca o diretor de projetos especiais e de desenvolvimento do NIC.br, Milton Kashiwakura. 

Como o mapa é abastecido por dados de todos os outros medidores do NIC.br, dentro e fora das instituições de ensino, a comparação de desempenho é possível. E agora existe uma base de dados integrada para informar melhor a situação de conectividade das escolas públicas brasileiras. 

“A conectividade em escolas públicas ainda apresenta deficiências importantes tanto em relação à cobertura de sinal quanto à qualidade para o uso pedagógico por docentes e estudantes. Não estamos usando a tecnologia como uma alavanca para a educação brasileira, ao contrário do que muitos países fazem. E precisamos de escolas e estudantes conectados para implementar o ensino híbrido, que assumiu papel central no contexto da pandemia, apontou a diretora-presidente do CIEB, Lúcia Dellagnelo, . “

O mapa é uma ferramenta analítica que permite verificações diversas. Possibilita explorar recortes, como escolas de estados e municípios que possuem conectividade adequada e as que não têm acesso à rede, velocidade da Internet naquelas com acesso e com o medidor, tecnologias para conectividade disponíveis (fibra óptica, satélite, rádio, etc.) que são fontes para a contratação do serviço, entre outras. 

A ferramenta, que reúne bases de dados de diversos órgãos, possibilita também comparar diferentes indicadores de conectividade, como, por exemplo, velocidade de download e upload, latência entre as instituições de ensino e seu entorno, e se a Internet é utilizada durante atividades pedagógicas, ou se fica restrita à parte administrativa do colégio. 


Carreira
Bootcamps 2021 abre bolsa de estudos para mais de 30 cursos em TI

Promovido pelo Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI), os cursos começam no dia 13 de maio e as inscrições ainda estão abertas. Entre os disponíveis estão: programador de software iniciante, Python, analista de banco de dados, entre outros.

CCT da Câmara quer rediscutir impacto da venda da Telebras no satélite brasileiro

Proposta de debate foi feita pelo deputado Vitor Lippi (PSDB/SP). Parlamentares querem convocar a estatal, o ministério das Comunicações, o TCU e o ministério da Defesa. Contrato com a Viasat será central no debate.

Mapa de Conectividade avalia oferta de banda larga em 27 mil escolas

Desenvolvida pelo NIC.br, ferramenta permite identitificar acesso à internet, redes disponíveis, medições de desempenho e pode chegar às 140 mil escolas estaduais e municipais.

Engenharia social é um risco grave para crianças e adolescentes

A Internet se tornou o ar que respiramos e para os jovens mais ainda e cabe aos pais terem a noção que segurança da informação é educação de base, recomenda o pesquisador de ameaças na Trend Micro e fundador da comunidade Mente Binária, Fernando Mercês.

Toxicidade da Internet: seu filho pode não ser a vítima, mas o agressor

"Tem uma série de regras de educação, valores da família, formas de se comportar que não valem só para o jogo, para a rede social, valem para a vida”, diz a professora e psicoterapeuta, Ivelise Fortim.

Cert.br: Pais aprendam com as crianças a fazer uma Internet Segura

"Vamos ouvir mais do que falar. Os pais precisam fazer os filhos falarem como atuam na Internet. É uma aprendizagem mútua e necessária", recomenda a analista de segurança Miriam von Zuben. 

Mais de 70% das escolas no Brasil assumem casos de cyberbullying

É imperativo que se trate a Internet como um lugar real e que se responsabilize as pessoas pelos seus atos para evitar os ataques, observou a especialista em comportamento e psicopedagoga Érica Alvim.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G