Clicky

INCLUSÃO DIGITAL

CCT da Câmara quer rediscutir impacto da venda da Telebras no satélite brasileiro

Ana Paula Lobo ... 01/04/2021 ... Convergência Digital

O deputado Vitor Lippi (PSDB/SP) apresentou um requerimento à Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Federal para a realização de uma audiência pública para rediscutir o impacto da venda da Telebras - a estatal está na lista de desestatização do governo Bolsonaro - na operação ao Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, SGDC.

Ideia é convocar a Telebras, o ministério das Comunicações, o ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o ministério da Defesa, o Tribunal de Contas da União e a Associação Brasileira das empresas de Telecomunicações por satélite, Abrasat.

Objetivo é atualizar as informações sobre a operação do satélite, o impacto da venda da Telebras e a avaliação dos riscos e impactos a ele inerentes, inclusive no que diz respeito a aspectos relativos à soberania nacional e à segurança das comunicações estratégicas.

O contrato com a norte-americana Viasat também estará na pauta, uma vez que o SGDC tem potencial de oferta de até 50 mil enlaces, e o contrato firmado entre Telebras e Viasat prevê a instalação de apenas 15 mil pontos. Para o deputado Vitor Lippi, é necessário saber como está definido o modelo de exploração dos serviços, que, hoje, estão levando banda larga via satélite para as localidades não atendidas pelas operadoras de telecomunicações.







Carreira
Bootcamps 2021 abre bolsa de estudos para mais de 30 cursos em TI

Promovido pelo Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI), os cursos começam no dia 13 de maio e as inscrições ainda estão abertas. Entre os disponíveis estão: programador de software iniciante, Python, analista de banco de dados, entre outros.

CCT da Câmara quer rediscutir impacto da venda da Telebras no satélite brasileiro

Proposta de debate foi feita pelo deputado Vitor Lippi (PSDB/SP). Parlamentares querem convocar a estatal, o ministério das Comunicações, o TCU e o ministério da Defesa. Contrato com a Viasat será central no debate.

Mapa de Conectividade avalia oferta de banda larga em 27 mil escolas

Desenvolvida pelo NIC.br, ferramenta permite identitificar acesso à internet, redes disponíveis, medições de desempenho e pode chegar às 140 mil escolas estaduais e municipais.

Engenharia social é um risco grave para crianças e adolescentes

A Internet se tornou o ar que respiramos e para os jovens mais ainda e cabe aos pais terem a noção que segurança da informação é educação de base, recomenda o pesquisador de ameaças na Trend Micro e fundador da comunidade Mente Binária, Fernando Mercês.

Toxicidade da Internet: seu filho pode não ser a vítima, mas o agressor

"Tem uma série de regras de educação, valores da família, formas de se comportar que não valem só para o jogo, para a rede social, valem para a vida”, diz a professora e psicoterapeuta, Ivelise Fortim.

Cert.br: Pais aprendam com as crianças a fazer uma Internet Segura

"Vamos ouvir mais do que falar. Os pais precisam fazer os filhos falarem como atuam na Internet. É uma aprendizagem mútua e necessária", recomenda a analista de segurança Miriam von Zuben. 

Mais de 70% das escolas no Brasil assumem casos de cyberbullying

É imperativo que se trate a Internet como um lugar real e que se responsabilize as pessoas pelos seus atos para evitar os ataques, observou a especialista em comportamento e psicopedagoga Érica Alvim.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G