SEGURANÇA

CAIS RNP monta estratégia para adequar instituições de ensino à LGPD

Da redação ... 28/08/2019 ... Convergência Digital

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais foi o tema da primeira edição do RNPSeg, evento de segurança da informação da Rede Nacional de Pesquisas e que mobilizou gestores da administração pública, reitores e pró-reitores, acadêmicos, pesquisadores e estudantes, realizado na segunda-feira, 26/08, em Brasília. O evento foi marcou ainda o começo da oitava edição do Fórum RNP, que abordou temas como governança de TI, cloud computing e o uso de TICs nas instituições de ensino e pesquisa.

Um dos maiores desafios do Centro de Atendimentos a Incidentes de Segurança (CAIS) da RNP ao longo deste ano é traçar as diretrizes de adequação do ecossistema da RNP à LGPD. "Nós temos uma responsabilidade que é da RNP, como também há a responsabilidade das instituições clientes da RNP. O senso comum foi trabalhar em conjunto para reforçar o sentido de comunidade para disseminar o conhecimento", disse o gerente do CAIS da RNP, Edilson Lima.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, Lima admitiu que será muito complexo todas as instituições estarem 100% prontas para a LGPD em agosto de 2020, mas assegurou que um percentual expressivo vai ter a base mínima pronta para não sofrer problemas com a vigência da legislação.


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Prosegur derrubou sites depois de ataques hacker por temer punição pesada da GDPR

Empresa decidiu tirar todos os sites do ar depois de ter seu sistema invadido por um ransomware.

GSI: Segurança cibernética é um assunto 'seriíssimo' e exige ações imediatas

"As empresas e os órgãos públicos precisam não só se preocupar, mas planejar e executar medidas urgentes voltadas para a segurança cibernética” advertiu o general Antonio Carlos Freitas.

Quase metade dos domínios .gov não tem segurança contra invasão de hackers

Somente 53% dos domínios do governo têm um certificado digital TSL/SSL, observa estudo feito pela fabricante DigiCert. Segundo a empresa, os dados de milhões de brasileiros estão vulneráveis por não serem criptografados.

Porto de Fortaleza fica refém de ataque hacker

Ataque ransomware pegou sistemas administrativos internos, servidores de email e neste momento muitos controles estão sendo feitos a mão. Invasão foi identificada na segunda-feira, 28 de outubro, segundo informa o site CISO Advisor.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G