TELECOM

Fórum da TV Digital aprova padrões de transmissão HD

Convergência Digital ... 25/10/2019 ... Convergência Digital

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital aprovou esta semana a inclusão do HLG e do SL-HDR-1 como padrões de HDR para a transmissão de conteúdos na TV digital aberta. A decisão vem para aprimorar a experiência do usuário por meio do aumento da escala de contraste, volume e intensidade de cores. Tanto o HLG quanto o SL-HDR1 serão opcionais para os fabricantes de televisores e ambos são retrocompatíveis, ou seja, o televisor funcionará perfeitamente mesmo que não possua este recurso.

A partir dessa decisão, o Fórum SBTVD produzirá o texto que será anexado às normas da ABNT para, assim, entrar na escala de produção dos fabricantes interessados. “As telas HDR têm se popularizado cada vez mais no mercado nacional. Em poucos anos, grande parte da população terá acesso à tecnologia por meio da TV digital aberta”, afirma Leonardo Chaves, coordenador do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD).

O HLG e o SL-HDR1 passarão a compor o sistema nacional para trazer ao telespectador uma experiência ainda mais realista a partir da tela da TV aberta. A ideia é transmitir imagens tão próximas da realidade que o usuário se sinta dentro do cenário da programação. “É como se o telespectador abrisse uma janela. A programação terá cores e contrastes muito similares aos do mundo real”, detalha o coordenador do Fórum SBTVD.

O Fórum SBTBD reúne emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção, transmissão e indústrias de software, bem como representantes do Governo Federal e entidades de ensino e pesquisa.


Internet Móvel 3G 4G
Anatel prorroga consulta pública do edital 5G por 15 dias

Prazo maior atende parcialmente os diversos pedidos apresentados à agência, que pleiteavam mais 45 dias. Também foram adotadas audiências públicas por videoconferência sobre revisão dos contratos. 

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Claro, Oi, TIM e Vivo se unem e lançam campanha #FiqueBemFiqueEmCasa

Movimento apresenta as iniciativas em comum das operadoras para que as pessoas possam ficar em casa durante as ações de combate a pandemia do Coronavírus.

Teles pedem que cidades facilitem instalação de antenas no combate ao Coronavírus

Pedido é feito especialmente para grandes cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis e Manaus. São mais de 4 mil pedidos de instalação aguardando liberação.

Oi fecha projeto-piloto com MOB Telecom e avança no mercado de atacado

Operadora entra com o fornecimento do backbone e da transmissão e a MOB Telecom, presdente em 15 estados do País, assume os serviços ao cliente.

Governo transforma Telecom, Internet, Data Centers e call centers em serviços essenciais

O Decreto Presidencial 10.282/2020 incluiu diversas atividades de TICs como consideradas indispensáveis ao atendimento da população por conta do coronavírus. A radiodifusão ficou fora da lista.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G