Home - Convergência Digital

C6 Bank ensina jovens a criar aplicativos

Convergência Digital - 17/03/2021

O C6 Bank iniciou uma nova edição do Programa C6 App Inventor, que pretende disseminar o conhecimento da programação entre jovens em situação de vulnerabilidade social no país. Por meio de seu braço de impacto social, o C6 Institute, o banco elaborou aulas voltadas especialmente a estudantes de 14 a 21 anos de idade que integram ONGs e projetos como Recode, Afesu e Ser Mulher em Tech.

O programa usa como principal ferramenta o MIT App Inventor, aplicação de código aberto criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Trata-se de um ambiente de programação baseado em blocos de ferramentas, como uma espécie de lego virtual, que não exige conhecimento prévio em desenvolvimento de software.

Em 2020, o C6 Bank, em parceria com o MIT, treinou 60 pessoas (em sua maioria, professores de escolas públicas ou ONGs) no uso da ferramenta App Inventor no Brasil. O objetivo foi formar indivíduos que pudessem atuar como multiplicadores do conhecimento da programação em suas comunidades. Nesta edição, o banco direciona o ensino diretamente aos jovens, usuários finais do software.

O conteúdo do programa inclui nove aulas ao vivo (online, em razão da pandemia) e pílulas diárias de conhecimento. Além de aprender a usar o MIT App Inventor, os jovens vão adquirir conhecimento em design thinking, técnica que ajuda no desenvolvimento da ideia por trás do aplicativo e na resolução de problemas. A turma, que tem 33 estudantes, apresentará no fim de abril os apps desenvolvidos ao longo da jornada. O desafio é criar algo que resolva problemas reais.

"O objetivo do C6 Bank é dar aos jovens a chance de sair da condição exclusiva de consumidores de tecnologia para assumir o papel de criadores de tecnologia", afirma Alexandra Pain, head de marketing e impacto social do banco.   

O MIT App Inventor tem mais de 400 mil usuários ativos e já deu origem a milhões de aplicativos no mundo. Entre eles, há várias iniciativas com importância social, como um app que ajuda deficientes visuais a conhecer o ambiente da escola (o Hello Navi) e um aplicativo que indica como acessar água potável em Moldova, país do leste europeu com alta taxa de transmissão de Hepatite A por água contaminada (o Apa Pura).

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

12/05/2021
Hub digital, Vivo lança oferta especial do Spotify Premium

12/05/2021
Itaú leva informe de rendimentos para o aplicativo

10/05/2021
Brasileiros são os que mais aceitam rastreamento na atualização do iPhone

07/05/2021
Caixa vai sortear R$ 250 mil para quem usar aplicativo móvel em compras online

05/05/2021
Justiça do Trabalho mantém ordem de perícia em algoritmo do Uber

23/04/2021
Cinco anos depois, app de taxi Cabify dá adeus ao mercado brasileiro

16/04/2021
O mundo é móvel, mas 75% dos testes de aplicações ainda são feitos manualmente

15/04/2021
Neoenergia testa monitoramento de consumo em tempo real

18/03/2021
Recarga de pré-pago é o serviço mais procurado do Super App da Sicoob

17/03/2021
C6 Bank ensina jovens a criar aplicativos

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Trabalho híbrido, cloud, segurança, 5G: como fica o mercado de TI no Brasil?

Por Mauricio Suga*

A pandemia da Covid-19 e as mudanças decorrentes dela foram grandes aceleradores da transformação digital, tanto no Brasil quanto a nível mundial. Mudamos a maneira como trabalhamos e entendemos o local de trabalho, como gerimos e nos relacionamos com equipes e, também, revisitamos as prioridades de investimentos organizacionais, sejam elas de curto ou longo prazo.

Destaques
Destaques

MP do Governo muda as regras para teletrabalho

A MP 1046/2021 diz que a infraestrutura necessária para a prestação do trabalho remoto tem de estar em contrato firmado previamente ou em até 30 dias depois da mudança do regime de trabalho.

Governo reedita redução de jornadas de trabalho e suspensão de contratos por conta da Covid-19

Programa passa a ter validade a partir desta quarta-feira, 28 de abril e terá validade de 120 dias.Trabalhador que for inserido no programa terá estabilidade de até seis meses.

TIC incorporou 59 mil novos profissionais e gerou 1,62 milhão de empregos em 2020

Apesar da adversidade econômica e social com a Covid-19, TIC manteve a empregabilidade em alta. "Respondemos à desoneração da folha de pagamentos cumprindo o que nos cabia. Gerar empregos", afirmou o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site