NEGÓCIOS

Insegurança jurídica afasta investidor de software no Brasil

Da redação ... 16/10/2019 ... Convergência Digital

Insegurança jurídica é de longe o maior problema enfrentado pelo setor de software e serviços de TI no Brasil para a atração de investimentos, lamenta o presidente do Conselho da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), Jorge Sukarie.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o ABES Conference, realizado no dia 14/10, em São Paulo, Sukarie disse que uma medida imediata em prol do software seria o Supremo Tribunal Federal se posicionar sobre três ADINs e um recurso extraordinário.

"Com a decisão do STF, o legado não ficaria sem solução e se poderia olhar o futuro, uma vez que o ambiente, hoje, é inóspito para os investimentos", diz Sukarie. Sobre a Reforma Tributária, em discussão, a ABES se posiciona de forma contrária à elevação de tributos proposta para o setor de serviços, onde software e serviços de TI estão inclusos.

"Hoje as empresas pagam entre 6,95% e 15%, dependendo da modalidade de atuação. Na proposta existente, o incremento poderia chegar a 30%, que teria de ser repassado ao consumidor e afetaria a cadeia produtiva. No caso da bitributação do ISS e ICMS, a unificação parece ser uma solução para o futuro, mas não pode ter aumento de impostos. Serviços não usam créditos de tributos", afirma Jorge Sukarie. Assistam a entrevista com o presidente do Conselho da ABES.


Cloud Computing
RNP, com AWS, Huawei e Microsoft, oferece nuvem de graça para pesquisa de combate à Covid-19

Serviço está liberado para a comunidade acadêmica e de pesquisa até o final de julho para as organizações que têm algum vínculo com a RNP. “Poder computacional é uma das grandes dores de quem tem uma aplicação e precisa de um ambiente seguro", observa o diretor-adjunto de serviços, Luiz Coelho.

#apoieojornalismoespecializado é prorrogada até 31 de julho

Campanha foi estendida como agradecimento aos apoiadores: ABERT, ABES, Abinee, Abranet, Abratel, Abrint, ABTA, Algar, Assespro, Associação Neo,Brasscom, Brisanet, Cisco, Claro, Commscope, CPQD, Embratel Claro, Ericsson, F5, Feninfra, Fitec, Futurecom 2020, Highline, Huawei, Infobip, Intel, Kryptus, Mercado Livre, mobi2buy, PadTec,
Positivo Tecnologia, NIC.br, Oi, RNP, SAS, SindiTelebrasil, Stefanini,
Surf Telecom, Sky, Take, TelComp, TIM ,  Vero Internet, Viasat, Vivo e WDC Networks. 
A #apoieojornalismoespecializado une os veiculos - Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, Teletime e TI Inside. Participe. Venha fazer parte do time que apoia o jornalismo especializado.

Stone que ir além das 'máquininhas', mas demite 1.300 para enfrentar crise do Covid-19

Empresa de meio de pagamentos quer investir em serviços financeiros e em ferramentas de vendas online. Em abril, a companhia, em parceria com o Grupo Globo, lançou a TON, voltada para trabalhadores autonômos.

Mesmo com impacto da Covid-19, América Latina terá R$ 9 bilhões em oportunidades em TI

Mesmo com a redução dos orçamentos,  a transformação digital foi acelerada, diz Luciano Ramos, gerente da IDC para América Latina.

Covid-19 fez produção da indústria eletroeletrônica recuar 9,1% em março

Abinee adverte que no mês de abril haverá uma nova queda, provavelmente ainda mais aguda, por conta das medidas de isolamento social.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G