GESTÃO

MCTIC é primeiro ministério a aderir a plano de reestruturação

Convergência Digital ... 09/12/2019 ... Convergência Digital

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações foi o primeiro a aderir ao Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado – TransformaGov, que tem como objetivo avaliar e transformar os modelos de gestão, processos de trabalho, arranjos institucionais e estruturas organizacionais.

Segundo o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, o órgão interessado em aderir ao programa receberá um plano de trabalho customizado de acordo com o diagnóstico da necessidade de modernização da instituição avaliada. A partir dos dados levantados, o ME propõe um conjunto de soluções para que o órgão alcance o resultado esperado.

“Temos várias ações que já foram desenvolvidas pelo Ministério da Economia e que podem tornar a atuação dos órgãos mais eficiente, como a transformação digital de serviços, a Plataforma +Brasil, o Táxigov e projetos de centralização de compras públicas”, explicou Heckert. “O intuito é implementar esse conjunto de soluções de acordo com a necessidade do órgão”.

As ações incluem a revisão do Plano Estratégico do órgão e seu alinhamento com o Plano Plurianual (PPA) 2019-2022 e com a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Endes). Também estão previstas a melhoria de serviços públicos, o aperfeiçoamento de processos internos, e a readequação de estruturas organizacionais vigentes, entre outras ações.

A Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia (SEDGG/ME) coordenará a implementação das medidas propostas, o monitoramento e a avaliação dos resultados entregues pelo programa.

O programa propõe medidas de eficiência a partir de cinco dimensões: governança e gestão estratégica; serviços à sociedade; gestão de pessoal; processos internos; e estruturas organizacionais. Heckert explica que é a primeira vez que a administração pública adota um programa que propõe trabalhar essas áreas de forma conjunta: “Atualmente trabalha-se de forma fragmentada. O TransformaGov propõe avaliar e revisar, em único plano de trabalho, a dimensão estratégica de governança do órgão, os processos finalísticos que entregam serviços à sociedade, os processos internos ao órgão, as pessoas envolvidas e as estruturas organizacionais necessárias”, disse o secretário de Gestão do ME.

* Com informações do Ministério da Economia


Simples Nacional: prazo para regularização termina no dia 31 de janeiro

Prazo é válido para novas empresas ou para quem foi excluído no ano passado e deseja voltar a fazer parte desse modelo de tributação.

Empresas de software reagem a novo imposto no Rio de Janeiro

Tributo, oriundo do Fundo Orçamentário Temporário (FOT), passaria a valer a partir de 01 de janeiro, mas liminar, concedida à FIRJAN, adiou a cobrança para março. "Legislação é inconstitucional e vamos reagir", diz o presidente do TI Rio, Benito Paret.

Contrato bilionário de serviços na nuvem do TJSP com Microsoft volta à mesa com decisão do STF

Supremo suspendeu uma resolução do CNJ que obriga aos tribunais a adotarem plataforma desenvolvida pelo próprio Judiciário para tramitação eletrônica de processos.

Ministério da Justiça vai usar OTTs de mensagem para mandar intimações

Não está claro se as intimações irão por WhatsApp e Telegram ou por apenas um OTT. Os interessados têm de concordar em receber a intimação pelo celular.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G