Clicky

OPINIÃO

Vale a pena investir em um aparelho 5G hoje?

Por João Moretti*
08/03/2021 ... Convergência Digital

As redes 5G são o próximo passo rumo ao futuro da tecnologia de comunicação móvel. A quinta geração de redes celulares será capaz de revolucionar conexões e transferência de dados oferecendo principalmente altas velocidades (mais de 20 vezes mais rápida que a 4G) e baixa latência.

Desempenho superior e eficiência que com certeza vão capacitar experiências disruptivas para os usuários, conectando também novos setores. Imagine bilhões de dispositivos conectados coletando e compartilhando informações em tempo real para reduzir acidentes rodoviários, aplicativos que salvam vidas e linhas de produção tão preditivas que podem evitar interrupções bem antes que elas ocorram. 

As possibilidades da sua utilização são praticamente ilimitadas! Todo esse cenário futurista é capaz de levar os entusiastas de tecnologia simplesmente à loucura despertando a vontade de já garantir um aparelho que suporte o 5G. 

E, aos poucos, a adoção da nova tecnologia começa a acontecer em todo o mundo. Um estudo da Ericsson do ano passado revelou que até o final de 2020 cerca de 1 bilhão de pessoas já teriam acesso à cobertura 5G. A evolução será exponencial e, em 2026, quatro em cada dez assinaturas de celular serão 5G. Como pode ver, isso não ocorrerá da noite para o dia. Isso leva algum tempo como ocorreu no passado recente com as antigas gerações.

Um levantamento do Gartner apontou que, em todo o mundo, um entre cada três smartphones comercializados em 2021 terá suporte para a tecnologia 5G. Isso deve significar uma alta de 11,4% nas vendas em comparação a 2020.

Aqui no Brasil o leilão das frequências, ao que parece, está marcado para acontecer ainda neste primeiro semestre. Será o maior leilão de direito de uso de radiofrequência da história do país, segundo a Anatel. E eu digo mais: será a maior oferta pública de 5G do mundo.

O mercado brasileiro, desde o ano passado, começou a receber os primeiros lançamentos de smartphones: Motorola, Apple e Samsung já possuem mais de um aparelho compatível. Mas será que vale a pena antecipar a compra e já garantir um celular pronto para a quinta geração?

Apesar de todo o hype em cima do assunto, acredito que ainda não seja o momento de investir em um novo equipamento só porque ele tem 5G. A questão é que, hoje, são poucos os locais aqui no Brasil onde é possível ter acesso à tecnologia. E, para ser sincero, nem é o 5G que todos esperam utilizar de verdade na maioria dos locais aonde esta começando a acontecer.

É o chamado 5G DSS, uma tecnologia que permite o compartilhamento das frequências do 4G e 4.5G com quem tem um aparelho 5G. Não é a experiência total do 5G, mas sim uma velocidade um pouco maior e a latência menor ao se comparar com o 4G.

Outra questão é que, mesmo que você tenha um aparelho 5G e viaje para fora do Brasil, a experiência não será tão espetacular. O motivo: nem todos os dispositivos estão realmente prontos para usufruírem 100% da experiência.

Esse parece ser um segredo, que poucas pessoas sabem. Apenas os smartphones que suportam as mmWave (Milimiter Wave) serão capazes de ‘captar’ as ondas de frequências extremamente altas, entre 24 e 60 GHz. As ondas milimétricas são a razão da grande velocidade de conexão do 5G. E, hoje, somente o iPhone 12 é compatível.

A previsão é que a nova geração de conectividade seja implantada, de fato, apenas em 2022 e 2023. Até lá com certeza o alto investimento feito terá sido desvalorizado e novos aparelhos que realmente sejam funcionais (e mais acessíveis) terão sido lançados. Você já tinha parado para pensar nisso?

* por João Moretti, consultor na área de tecnologia, CEO da Moretti Soluções Digitais, presidente da ABIDs e fundador e sócio das startups AgregaTech, AgregaLog, Rodobank, Paybi e outros.


Carreira
Abin altera calendário da seleção de bolsistas em segurança cibernética

Foram adiadas as datas de homologação de inscrições, entrevistas, recursos e resultado final.  Valor da bolsa é de R$ 1,8 mil para técnico e de R$ 2,8 mil para especialista em segurança da informação.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G