Home - Convergência Digital

TypeScript, Go, Kotlin: qual dessas você quer usar para programar?

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 28/01/2020

De acordo com o IEEE Computer Society, todo programador deve saber pelo menos uma linguagem de sistemas, como C ou C++, além de uma linguagem orientada a objetos, como Python ou Java, e uma linguagem de script como JavaScript. Mas há alternativas que podem e devem ser avaliadas. Saiba quais são elas:


1. Python

Python é a linguagem de programação mais quente para 2020. Como explica o IEEE Computer Society, a tecnologia continua sendo uma das melhores linguagens de programação já desenvolvidas. Python é eficiente no desenvolvimento de machine learning, inteligência artificial, ciência, gestão e análise de dados.

2. Kotlin

Conhecida por ser uma linguagem versátil, Kotlin foi desenvolvida pelo Android para ser operada ao lado, ou ao mesmo tempo que Java, no desenvolvimento de aplicações Android. No entanto, a Kotlin pode ser usada em qualquer outro projeto de interesse.

3. Java

Tradicional, sólida e muito popular, Java faz seu 24° aniversário este ano. A linguagem orientada a objetos é tecnicamente mais fácil de aprender que linguagens como C e C++ e por esse motivo, mais de 90% das empresas selecionadas pela Fortune 500 dependem de Java para operar seus produtos e serviços. A tecnologia é vastamente utilizada no desenvolvimento de sistemas de servidores e desenvolvimento de aplicações no geral. Apesar de sua idade, a linguagem é estável e não vai se aposentar tão cedo. Isso faz do Java uma das mais desejáveis entre os programadores em 2020, segundo o IEEE.

4. JavaScript

Por ser uma linguagem versátil, rápida e atualizada anualmente, o JavaScritp pode ser utilizado mesmo no desenvolvimento front-end como no back-end. Por esse motivo, o JavaScript pode ser encontrado em aplicações de grandes empresas de tecnologia como a Netflix, Uber, PayPal e diversas outras startups que se aproveitam das qualidades da tecnologia para criar servidores web dinâmicos e seguros.

5. TypeScript

TypeScript é uma das linguagens de programação que mais cresce, de acordo com o GitHub. Além de já ser uma das mais populares da atualidade. Desenvolvida pela Microsoft, o TypeScript se baseia em JavaScript, o que permite que as duas linguagens sejam usadas de forma integrada, no mesmo código.

6. Go

Go é uma linguagem de programação nova, que combina aspectos da programação funcional, com estilos orientados a objetos. É a linguagem que mais cresce no Github destinada a substituir linguagens como Java e C++.

7. Swift

Swift é uma linguagem dedicada para o desenvolvimento de aplicações para os sistemas iOS e MacOS, da Apple. A linguagem oferece a seus desenvolvedores uma sintaxe simples e funcional, profundamente influenciada por Python e Ruby.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

22/05/2020
Santander Coders oferece 240 bolsas para desenvolvimento mobile

15/05/2020
Mais de 10 mil mulheres estão inscritas para o Santander Coders

15/04/2020
Pandemia de Covid-19 promove uma corrida por programadores em Cobol

25/03/2020
Instituto TIM oferece cursos online e gratuitos para capacitação

28/01/2020
TypeScript, Go, Kotlin: qual dessas você quer usar para programar?

23/01/2020
SESI/São Paulo incorpora programação e robótica à grade curricular

16/01/2020
Parceria oferece 100 mil vagas gratuitas em cursos de programação

12/12/2019
Escola de programação no Brasil só cobra depois do aluno receber o primeiro salário

03/12/2019
Programadores: os talentos mais caçados no Brasil

27/11/2019
Empresa de TI promove hackathon para selecionar programadores

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Seis dicas para formar uma equipe de trabalho resiliente

or Craig Mackereth*

Formar uma equipe ou força de trabalho resiliente não é tarefa que se execute da noite para o dia. Tampouco é possível tornar uma equipe verdadeiramente resiliente se isso ainda não estiver integrado ao DNA da empresa.

Destaques
Destaques

TST suspende demissões na Dataprev enquanto durar crise da Covid-19

Trabalhadores alegaram que os prazos acordados no fim da greve não terão como ser integralmente cumpridos diante da situação emergencial com a epidemia do coronavírus. 

TST: Teletrabalho tem de respeitar os contratos de trabalho

Corte aponta, no entanto, que em situações emergenciais, como a atual crise da Covid-19, a adoção da jornada online temporária prescinde formalização, mas deve respeitar leis trabalhistas. 

Coronavírus: Teles advertem que sem equipes técnicas na rua, há risco para a rede

O SindiTelebrasil está alertando Estados e municípios sobre a necessidade e urgência em manter suas equipes técnicas e os call centers em operação, ainda que de forma reduzida, para garantir a conectividade e como medida essencial.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site