Clicky

OPINIÃO

Como a IaaS está alinhada ao seu negócio?

Por Fábio Lucinari*
12/03/2021 ... Convergência Digital

Empresas de diferentes portes e segmentos podem ter a infraestrutura como serviço em soluções projetadas sob medida, sem comprometer seu desempenho, enquanto diminuem os custos e aprimoram o consumo da área de TI. Além disso, é preciso considerar que, cada vez mais, as opções convencionais de TI tendem a ser ineficientes no trabalho de auxiliar as companhias a se adaptarem às necessidades e aos desafios do cenário atual.

Hoje, a infraestrutura como Serviço (IaaS) é o segundo maior mercado de serviços em nuvem, perdendo espaço apenas para o Software como Serviço (SaaS). E essa posição de destaque deve ser mantida, pelo menos, pelos próximos dois anos. A previsão do Gartner é que em 2021 a IaaS arrecade mais de US $64 milhões e que, em 2022, esse montante supere os US $80 bilhões.

Pelo conceito da IaaS, a empresa não precisa comprar a infraestrutura e, consequentemente, arcar com seus custos de armazenamento, manutenção e reparo. Por meio desse serviço paga-se apenas pelo uso. Assim, usufrui-se de uma experiência da nuvem em aplicativos e dados com mobilidade, criando um campo perfeito para a adoção de novas tecnologias e simplificação de TI. Tudo com uma visão unificada, ou seja, acesso a um panorama centralizado de dados e aplicações.

Otimização de custos

Imagine a seguinte situação: a expansão da sua empresa está a todo vapor, as demandas estão crescendo e a infraestrutura de TI tem se mostrado insuficiente para atender a operação com eficiência. Em um cenário mais crítico ou sazonal, pode acontecer, ainda, registro de infraestrutura excedente. Seja qual for o caso, o que fazer para otimizar os investimentos? É para evitar esse tipo de preocupação que os líderes de TI e de negócio aderem a IaaS.

As melhores soluções de IaaS oferecem ao contratante da ferramenta acesso a um painel no qual é possível acompanhar o consumo e os custos do serviço e medir o nível da unidade do servidor, além de monitorar o consumo por máquina virtual (VM) e o uso do backup. Assim, sempre que necessário e no momento certo, têm autonomia para aumentar ou reduzir sua capacidade de armazenamento sem burocracia e com atualização imediata a cada novo acordo.

Simplicidade à operação

Desde que ofereça uma plataforma única e intuitiva de autosserviço, a solução de IaaS tem potencial para promover uma visão unificada, para monitorar o uso, a conformidade e o custo-desempenho do serviço. Além disso, a facilidade no gerenciamento da ferramenta contribui para o aumento da produtividade, com alívio das cargas de monitoramento e gerenciamento dos ambientes cloud por meio de uma central de operações.
Adaptabilidade

A IaaS destaca-se, ainda, por permitir a atualização de aplicativos e a conversão de dados em insights, além de aprimorar o fornecimento de serviços com VMs sob medida para as demandas da companhia, contêineres de nível empresarial pensados para aplicativos nativos da nuvem, ML Ops que oferecem insights mais rápidos, computação e armazenamento dimensionados e proteção de dados para manter aplicativos seguros.

Sem dúvida, a nuvem veio para revolucionar a velocidade e agilidade dos negócios, enquanto oferecem o ambiente perfeito para que os desenvolvedores dimensionem aplicativos e recursos, facilitando muito a vida das equipes de TI. A sua organização já está alinhada a esse novo momento?

Fábio Lucinari é CEO da Nublify


Carreira
Empresa de energia tem 137 vagas em TI para trabalho remoto

Seleção online da Raizen, licenciada da marca Shell no Brasil, busca, entre outros, product owner, data science, engenheiro de dados, arquiteto de soluções, desenvolvedor IOS, Android e RPA.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G