Clicky

SEGURANÇA

Brasil está sob ataque hacker e uma empresa sofre, em média, 803 ataques por semana

Convergência Digital ... 14/05/2021 ... Convergência Digital

Uma organização no Brasil está sendo atacada em média 803 vezes por semana nos últimos seis meses, em comparação com 694 ataques por organização globalmente, revela o relatorio de inteligência de ameaças da Check Point Software. No início de abril, a porcentagem de organizações brasileiras impactadas por um ataque de ransomware superou a média global: 3,1% e 2%, respetivamente. O estudo pontua que no Brasil, 53% dos arquivos maliciosos foram entregues por vetor de ataque via e-mail. A vulnerabilidade mais comumente explorada no Brasil é a Remote Code Execution, um tipo de ataque por meio do qual o cibercriminoso executa remotamente um código malicioso.

Globalmente, o relatório que os ataques por ransomware tiveram um aumento de 57% em março em meio à divulgação das vulnerabilidades do Microsoft Exchange. Os pesquisadores ressaltaram ainda que, em 2020, estima-se que o ransomware custou às empresas em todo o mundo cerca de US$ 20 bilhões - um valor quase 75% maior em relação a 2019.

Agora, após o ciberataque à Colonial Pipeline, a maior operadora de oleodutos para produtos refinados dos Estados Unidos, a Check Point Research salienta que, desde abril, os pesquisadores observaram uma média de mais de 1.000 organizações sendo afetadas por ransomware todas as semanas. Isso segue aumentos impressionantes no número de organizações impactadas até agora em 2021 - 21% no primeiro trimestre do ano e 7% desde abril até agora. Esses aumentos resultaram em um crescimento geral significativo de 102% no número de organizações afetadas por ransomware em comparação com o início de 2020.

Os pesquisadores da CPR identificaram que os setores mais atacados têm sido Saúde (109 ataques / semana na média), Utilities (59 ataques / semana na média) e Seguros /Judiciário (34 ataques / semana na média). Uma organização na Ásia-Pacífico (APAC) enfrenta atualmente o maior volume de ataques de ransomware. Em média, as organizações em APAC são atacadas 51 vezes por semana. É um aumento de 14% em relação ao início deste ano. Por outro lado, as organizações da África tiveram o maior aumento nos ataques, 34%, desde abril. Em média, uma organização na América do Norte sofre 29 ataques semanais, seguida pela Europa e América Latina com 14 ataques e empresas africanas que têm cada uma quatro ataques semanais por organização.

"Observamos que 2021 é e será o ano da 'Security Everywhere & Anywhere', ou seja segurança em todos e quaisquer lugares. A crescente sofisticação dos ciberataques, o despreparo das empresas brasileiras num período de rápida transformação digital, contribui para um nível de insegurança cada vez mais elevado, que só poderá ser combatido se for adotada uma visão completa e integrada da cibersegurança. Adotar uma estratégia de prevenção e proteção em todas as fases e aspectos de uma organização é fundamental", alerta Claudio Bannwart, country manager da Check Point Brasil.

 


Justiça do Rio derruba liminar de 2017 que exigia biometria em estádios

Para a 5ª Câmara Cível do TJRJ, não existe norma jurídica que expressamente imponha aos clubes, às federações e às confederações o dever de instalar nos estádios sistema de biometria para controle de acesso.

Abranet: Uma startup vira pó se tiver um vazamento de dados

A segurança e a proteção dos dados é preocupação zero para as empresas nascentes porque quem tiver uma falha, vai desaparecer, advertiu o presidente da Abranet, Eduardo Neger. Segundo ele, credibilidade implica sucesso ou o fracasso no negócio na Internet.

Leis nacionais não garantem segurança a uma rede transnacional como a internet

“Historicamente, a internet não nasceu preocupada com segurança. São adições que estão sendo feitas em voo, como DNSSEC e HTTPS”, diz o presidente do NIC.br, Demi Getschko.

Apenas 32% das empresas brasileiras têm área própria voltada para cibersegurança

Cibersegurança é considerada muito importante para mais de 80% das empresas, mas não é uma prioridade no orçamento para 39%, conforme mostra o Barômetro da Segurança Digital, realizado pela Mastercard. A boa nova é que a maioria enxerga positivamente o impacto da LGPD.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G