O Instagram, pela primeira vez, superou o Facebook Messenger e está presente em 81% dos smartphones brasileiros. Com isso, tomou o posto de terceiro app mais popular no país, atrás do Facebook e do WhatsApp. O Instagram também está na frente do Messenger e do Telegram no uso corporativo: 72% dos usuários do aplicativo.
Por sua vez, o Facebook Messenger permaneceu estagnado e presente em 79% dos smartphones. A frequência de uso tampouco se alterou em seis meses, com 59% dos usuários acessando o app todos ou quase todos os dias. Já o Telegram continua crescendo, marcando presença em 35% dos celulares brasileiros - 14% a mais do que no ano passado.
O WhatsApp, que registrou aumento no envio de mensagens de voz e vídeos, continua instalado em 99% dos smartphones no Brasil. Os dados são da pesquisa Panorama de Mensageria de Agosto 2020, realizada pelo Mobile Time e pela Opinion Box, com patrocínio da Infobip.
A proporção de usuários ativos mensais que trocam vídeos pelo WhatsApp subiu de 67% para 76%. As vídeo chamadas aumentaram de 55% para 63%, com 29% desses usuários realizando video chamadas pelo WhatsApp todos os dias. Além disso, o número de usuários que realizam ligações pelo aplicativo passou de 67% para 70%, com 42% realizando chamadas quase todos os dias.
Os usuários gostariam, ainda, de efetuar pagamentos pelo app. Em junho, o WhatsApp anunciou que lançaria o seu serviço de pagamentos - em parceria com Cielo, Visa, Mastercard, Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. No entanto, a iniciativa foi suspensa temporariamente por ordem do Banco Central. De acordo com o Panorama, dois em cada três usuários do app aprovam o novo/futuro serviço de pagamentos.
Em termos de relacionamento com empresas, 78% dos usuários do WhatsApp no Brasil afirmam que se relacionam com marcas e empresas por meio do mensageiro. Em seis meses, subiu de 54% para 60% a proporção de usuários que apoiam a ideia de realizar compras pelo app.
Por outro lado, há uma preocupação com a propagação de fake news. A maioria dos usuários brasileiros do WhatsApp (88%) afirma que já recebeu notícias falsas no aplicativo. Um em cada três usuários admite ter compartilhado notícias sem checar sua veracidade.
Operadora terá duas modalidades de oferta: banda larga + VoIP e banda larga+ IPTV. Objetivo é atrair novos consumidores para a base de clientes, revela Bernardo Winik, VP de clientes da Oi.
Podem ser apresentadas propostas em temas como software livre, dados abertos e padrões abertos, entre outras.
Para não ter dor de cabeça com sites fraudulentos, problemas na entrega ou cancelamento das compras feitas na Internet, o consumidor precisa ter atenção redobrada, adverte o CEO da paySmart, Daniel Oliveira.
Entidade de defesa do consumidor alega que por não permitir consentimento, nova política de privacidade e termos de uso violam LGPD. Novo modelo da OTT está previsto para vigorar a partir do dia 15 de maio.
A afirmação é da professora da Escola de Comunicação da American University, Laura DeNardis, que participou da Seminário Internacional de Governança da Internet. Especialistas afirmam que confundir governo com governança é um erro grave e ameaça o ecossistema.