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No Rio, 26% das empresas de TI adotam redução de salários e de jornada

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 03/04/2020

As empresas de TI do Rio de Janeiro estão se adaptando para enfrentar a crise provocada pela pandemia Covid 19. Uma pesquisa realizada pelo TI Rio, Sindicato das Empresas de Informática do Estado, feita entre 25 e 28 de março, com 120 empresas do setor, mostra que com relação às relações trabalhistas, 26% das empresas pesquisadas admitiram já terem tomado medidas como demissão, antecipação de férias, redução de jornada e de salários.

O teletrabalho (home office) foi adotado por 99% das empresas. Apenas uma delas (0,8%) optou pelas férias coletivas.  Outros recursos adotados foram o banco de horas por 15%; horários alternados por 10%. A totalidade das pesquisadas optou pelo isolamento social, mas apontaram -36% - dificuldade com home office principalmente com relação à disponibilidade de Internet nas residências dos funcionários. Seguida pela questão do controle de jornada (28%) e o contato com os clientes (26%).

No caso da relação com os clientes foi constatado um mix de meios como formas de contato. O e-mail é o recurso adotado por 88,5%; 84% o telefone; 67% o WhatsApp; 64% vídeo ou teleconferência e 8% outros meios, como Hangout, Google Drive, VPN, Cloud da Amazon e Zoom.

As empresas também afirmam enfrentar dificuldades na obtenção de recursos junto ao sistema bancário – quase metade das pesquisadas – 48% - reclamaram muito dos bancos.  Para receber pagamentos dos clientes por 57% e, para pagamento de impostos, 46% indicaram os federais e 18% os municipais.

Entre as empresas que responderam à sondagem, 57% foram desenvolvedoras de sistemas, 10% consultorias de TI; 8% comercializadoras de software; 7% da área de suporte e 18% foram agrupadas como “outros”. Quanto ao porte, 57% têm entre onze e 99 empregados; 29,5% até dez; 3% entre cem e 199 e 9,84, mais de 200.

O presidente do TI Rio, Benito Paret, disse que na segunda quinzena de abril a entidade fará nova sondagem. “Nessa primeira tivemos um retrato do impacto das medidas adotadas. Na próxima já conseguiremos aferir resultados mais aprofundados. Muito provavelmente questões relacionadas às finanças, como pagamentos, recebimentos, rotatividade de clientes, devem surgir com força.”

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