Home - Convergência Digital

5G Americas diz que Covid-19 reforça revisão das políticas de conectividade na América Latina

Convergência Digital - 19/05/2020

A pandemia da Covid-19 forçou os governos da América Latina a ajustarem suas abordagens para manter a conectividade dos habitantes. Em debate promovido pela 5G Americas, especialistas recomendaram a revisão de impostos como forma de incentivar a infraestrutura e os serviços digitais. Para eles, a isenção de tributos como forma de deixar esses serviços mais acessíveis de forma a garantir maior adoção pelas populações mais pobres.

A conversa mediada pela entidade destacou a importância da indústria das telecomunicações, a necessidade de incentivar a cobertura de infraestrutura e os serviços digitais, assim como implementar melhorias na disponibilidade de informação estatística do setor que permita identificar as áreas que precisam de maior investimento em novas tecnologias.

No debate, os especialistas ressaltaram que a indústria das telecomunicações setá reagindo de diversas maneiras em seus esforços para manter conectados seus usuários. A conectividade, reforçaram todos, vai além da provisão de serviços de teletrabalho ou tele-educação, é uma ferramenta que pode significar a diferença entre a vida e a morte de distintas pessoas, entre o se contagiar com a Covid-19 e o receber notícias atualizadas que viabilizam uma melhor convivência enquanto dure o estado de emergência.

Foi unânime a defesa por uma política de transparência de dados mais efetiva no setor, afim de alcançar dados mais fidedignos para que os Estados possam desenvolver políticas públicas eficientes. Os especialistas pediram ainda uma  maior colaboração entre os setores produtivos para que se possa criar uma nova era digital.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

28/10/2020
Trabalho remoto agora é oficial na Algar Telecom

27/10/2020
Em Telecom, estratégia do governo até 2031 ainda corre atrás de inclusão digital

26/10/2020
Mastercard: Número de desbancarizados no Brasil caiu 73% durante a Covid-19

20/10/2020
Desertos digitais no Brasil só acabam com Reforma Tributária

15/10/2020
Covid-19 x saúde mental: mulheres empreendedoras pagaram a conta

05/10/2020
Serpro retoma as atividades presenciais, com exceção do Rio de Janeiro

01/10/2020
Covid-19: maioria teme o uso dos dados pessoais nos serviços públicos online

28/09/2020
SD-WAN ganha musculatura com a Covid-19 na América Latina

25/09/2020
Governo diz ter economizado R$ 1 bilhão com teletrabalho

24/09/2020
CGI.br sai em defesa do uso do FUST para investimento em banda larga

Destaques
Destaques

Conexão no campo pode render até R$ 50 bilhões em dois anos

Estudo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) revela que, hoje, faltam quase 15 mil antenas e torres para ofertar o serviço necessário para a digitalização do agronegócio. Os números foram revelados no Painel Telebrasil 2020.

Vitor Menezes, Minicom: Vamos brigar por um leilão 5G não arrecadatório

O Ministério das Comunicações sinalizou às operadoras que trabalha para convencer os colegas de Esplanada a concentrar os valores envolvidos no leilão do 5G em compromissos de cobertura, minimizando o preço a ser pago ao Estado, afirmou o secretário de Telecomunicações, Vitor Menezes, ao participar do Painel Telebrasil 2020.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

A democratização do 5G e os desafios para as PPPs

Por Lincoln Oliveira*

Para evitar um provável cenário em que apenas as grandes empresas possam trabalhar com a nova tecnologia, será fundamental contar com os serviços das prestadoras de pequeno porte a fim de expandir o acesso à internet de alta qualidade a todas as regiões do país.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site