Clicky

Minicom se diz cobrado por Bolsonaro para fazer o leilão 5G

Luís Osvaldo Grossmann ... 24/11/2020 ... Convergência Digital

A Anatel sinalizou nesta terça, 24/11, após reunião com o presidente Jair Bolsonaro, que o leilão do 5G deve acontecer até o fim do primeiro semestre de 2021. Os cinco conselheiros da agência, acompanhados pelo Ministro das Comunicações, Fabio Faria, e outros executivos, como o secretário-executivo do Minicom, Vitor Menezes, e Artur Coimbra, secretário de Telecomunicações, estiveram com Bolsonaro em encontro do qual também participou o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno. 

Em que pese a presença do GSI, supostamente evitou-se tratar de vetos à fabricante chinesa de equipamentos Huawei - o Ministério de Relações Exteriores, em ação sem participação do Minicom, recentemente indicou alinhamento com o governo dos EUA na guerra comercial contr a China. “Não tratamos de geopolítica. Em todos os países o GSI participa, porque se trata também de segurança nacional. Então o GSI participa e participará. Tem um papel fundamental”, afirmou Faria na saída do Palácio do Planalto.  

O ministro disse que a intenção é realizar o leilão o quanto antes. “O governo quer o mais rápido possível que aconteça o leilão 5G. O governo deu o recado que o trabalho da Anatel é totalmente isento, a Anatel que realiza o leilão, mas que o governo vai cobrar celeridade”, afirmou Faria. 

“Na semana que vem vou ter um encontro na União de Serviços Postais Universais e vou aproveitar para visitar alguns players europeus. Em janeiro, na segunda quinzena, vou para a Ásia fazer essas visitas, para conhecer de perto. Fizemos todos os deveres de casa por parte do Ministério, da Anatel, Liberdade Econômica, Lei das Antenas. Agora teremos os prazos que precisam ser cumpridos, tanto pela Anatel, quanto pelo TCU”, completou o ministro. 

Relator sorteado na agência para costurar o edital após a já realizada consulta pública, Carlos Baigorri indicou que o mais rápido possível significa realizar o leilão até junho de 2021. “A previsão é de ter o edital aprovado na Anatel no começo do ano que vem, sendo que a sessão de lances deve acontecer no final do primeiro semestre. Esse é o cronograma com que trabalhamos e vamos persegui-lo, apesar de todos os desafios.”


Internet Móvel 3G 4G
América Latina se divide sobre uso de ondas milimétricas

Debate com representantes do México, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Argentina e Brasil mostrou que bandas altas no 5G, como 26 GHz, está longe de unanimidade na região.  Colômbia, que prevê leilão 5G no final do ano, não planeja vender a faixa de 26GHz.

Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Por casa conectada, Vivo negocia opção de ser acionista minoritária na CDF

A CDF é um marketplace de solulções de assistência residencial e tecnológica e que já é parceira na oferta do Vivo Guru. Os novos serviços serão lançados em breve, mas um deles será voltado para a instalação e  configuração de dispositivos inteligentes.

Huawei: é cedo para dizer quem está dentro ou fora da rede privada do governo

“Existe uma portaria, mas os requisitos ainda não estão completamente claros”, afirma o diretor de cibersegurança da fabricante chinesa, Marcelo Motta.

Oi entra na briga pela fibra ótica em São Paulo

Companhia diz que os pilotos comercial e de rede estão acontecendo e o lançamento ao mercado será no segundo trimestre (abril a junho) para os mercados B2C e B2B. A Oi vai usar 5,2 mil Km de rede própria oriundas da compra da MetroRed e da Pegasus no passado.

Brasileiro retorna ao pré-pago e sonha com superaplicativo

O brasileiro diz que o pré-pago oferece maior flexibilidade de uso, de acordo com pesquisa global feita pela Ding. O estudo também mostra que os brasileiros querem um superaplicativo que combine mensagens instantâneas com mídia social, varejo e serviços.




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G