TELECOM

Google cancela serviço que identifica pontos fracos na rede celular

Convergência Digital ... 20/08/2019 ... Convergência Digital

O Google encerrou um serviço que mostrava a operadoras de telefonia móvel pontos fracos em sua cobertura de rede, disseram pessoas familiarizadas com o assunto à agência Reuters, por causa de preocupações da empresa de que o compartilhamento de dados de usuários de seu sistema operacional Android possa atrair o escrutínio de usuários e reguladores. 

O fechamento do serviço, que não foi relatado anteriormente, decepcionou as operadoras de telefonia móvel que usavam os dados como parte de seu processo de tomada de decisão sobre onde estender ou atualizar sua cobertura. Mesmo que os dados tenham sido anônimos e o compartilhamento tenha se tornado comum, a iniciativa do Google ilustra como a empresa tem se preocupado em não chamar a atenção em meio a um foco acentuado na privacidade de dados em grande parte do mundo. 

O serviço Mobile Network Insights do Google, lançado em março de 2017, era essencialmente um mapa mostrando as intensidades de sinal e as velocidades de conexão das operadoras que estavam chegando em cada área. 

O serviço foi fornecido gratuitamente às operadoras e fornecedores e os ajudavam a gerenciar as operações. Os dados vieram de dispositivos que executam o sistema operacional Android, do Google, que está presente em cerca de 75% dos smartphones do mundo, tornando-se um recurso valioso para o setor. 

Ele usava dados apenas de usuários que optaram por compartilhar com o Google o histórico de localização, o uso e diagnósticos do dispositivo. Os dados eram agregados, o que significa que eles não vinculavam explicitamente nenhuma informação de nenhum usuário. Incluía dados relativos ao próprio serviço da operadora e das concorrentes, que não eram identificados pelo nome. 

No entanto, o Google encerrou o serviço em abril devido a preocupações com privacidade de dados, disseram à Reuters quatro pessoas com conhecimento direto do assunto. 

A porta-voz do Google Victoria Keough confirmou a mudança, mas se recusou a elaborar, dizendo apenas que as “prioridades de produto” estão por trás da decisão. O aviso do Google às operadoras quando o serviço foi encerrado não especificou um motivo, disseram duas das quatro pessoas à Reuters. 

“Trabalhamos em um programa para ajudar parceiros de telefonia móvel a melhorar suas redes por meio de métricas de desempenho agregadas e anônimas”, disse Keough. “Continuamos comprometidos em melhorar o desempenho de rede em nossos aplicativos e serviços para os usuários”. 


Internet Móvel 3G 4G
Inatel produzirá gateway para conexão residencial e IoT

Projeto tem investimento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - EMBRAPII e terá a participação da Pixel TI e da francesa Thales Group. O gateway permitirá controlar abertura de portas e janelas e sensores de umidade, temperatura e luminosidade.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Eurico Teles deixa o comando da Oi em 30 de janeiro

Em fato relevante encaminhado à CVM, a operadora informa que a saída do executivo- que foi o responsável pela condução da Recuperação Judicial - foi homologada pelo Juízo da 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro. Nome de Rodrigo Abreu ainda não é confirmado como novo Presidente.

Globo e Netflix se unem contra streaming na Lei da TV Paga

Debate realizado na Câmara federal mostra que há muitas divergências sobre a questão entre os atores do ecossistema sobre a Internet ser ou não enquadrada na Lei do SeAC.

STF suspende lei de Pernambuco que proibia teles de vender SVA associado a telecom

Segundo o ministro Celso de Mello, além de compartilharem as mesmas infraestruturas físicas de suporte, os serviços de valor adicionado integram o processo de convergência tecnológica.

Teles lançam site Fique Antenado! para incentivar instalação de antenas

Página, produzida pelo SindiTelebrasil, tem o intuito de incentivar a instalação de mais infraestrutura de telecom. MCTIC e Anatel apoiaram a iniciativa. Frente Nacional de Prefeitos se dispôs a sentar à mesa e tirar as dúvidas das gestões municipais.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G