INOVAÇÃO

TIM: 5G vai democratizar o uso da robótica

Ana Paula Lobo e Fábio dos Santos ... 31/10/2019 ... Convergência Digital

Um dos sucessos da edição do Futurecom 2019 foi o robô Joquinha, usado pela primeira vez como auxiliar do maestro João Carlos Martins. O equipamento foi desenvolvido por um ecossistema que envolve a SPI Integração, a TIM e a Nokia. De acordo com Janilson Bezerra, diretor de Inovação da TIM Brasil, o maior ganho do 5G será viabilizar a democratização da robótica.

"A robótica estará cada vez mais no dia a dia das empresas e ampliando as ferramentas de produtividade, como vimos aqui com o maestro João Carlos Martins", observa. Bezerra diz ainda que o robô Joquinha traduz a estratégia da TIM com a inovação aberta ao permitir que a tecnologia se una ao homem para dar um benefício real.

Com o 5G, que quebra barreiras e abre espaço para aplicações de missão crítica, as operadoras ficam habilitadas a fornecer novas experiências em fábricas e indústrias. "Não será uma mudança apenas nas nossas vidas, mas uma transformação social", acrescenta o diretor da TIM Brasil.

A consciência do que virá com o 5G passa pela inovação aberta e pela consolidação de um ecossistema que envolva a academia, as empresas de tecnologia, operadoras e startups. Assista à entrevista com Janílson Bezerra, da TIM Brasil.


Startup nacional é acelerada para avançar no uso dos robôs de investimento

Solução da Allê Invest foi escolhida pelo Hupp, programa de aceleração da Abrapp - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar - para ser acelerada. Mercado é estimado em US$ 18 trilhões no mundo, em 2025.

Disputa pelos 'sem banco' acirra guerra entre bancos e fintechs de pagamento

Pesquisa, feita pela Temenos, em 32 países indica que 29% dos executivos de instituições financeiras mostra que um de cada três bancos vê as fintechs como ameaça principal aos seus negócios.

Covid-19: software para laboratórios permite colher dados de 5 mil pacientes por dia

Tecnologia da Fundação CERTI coleta informações em até 1 minuto e resolve o gargalo da demora nos testes em larga escala e adequado à Lei Geral de Proteção de Dados.

Inovação, mesmo antes da Covid-19, sai do centro da prioridade na América Latina

Pesquisa mostra que o compromisso das empresas caiu bastante em 2020, e os dados foram apurados antes do impacto da pandemia nos negócios.

Ministério da Economia seleciona instituição para tocar aceleração de startups

Parceira será responável pela aceleração de negócios, capacitação, mentoria, conexão com o mercado e internacionalização do programa InovAtiva Hub. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G