Clicky

INCLUSÃO DIGITAL

Mambo WiFi substitui Google Station no projeto WiFi Livre em São Paulo

Convergência Digital ... 23/11/2020 ... Convergência Digital

Desenvolvido em 2014 pela prefeitura da capital paulista, o programa WiFi Livre SP incorporou a startup de tecnologia Mambo WiFi como parceira da iniciativa. A empresa disponibiliza software de captive portal para administrar mais de 600 pontos de conexão sem fio na cidade, aumentando a eficiência no controle dos acessos para a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) e garantindo acesso gratuito à internet para população paulistana que mais precisa.

Atuando desde o fim de 2019 no desenvolvimento do serviço, que antes era prestado pela Google Station, a empresa foi escolhida pelos provedores America Net e Surf Telecom, ficando responsável não apenas por administrar acessos, mas também por aplicar pesquisas e divulgar assuntos de relevância pública.

O programa ainda está em fase de implantação junto às localidades dos hotspots determinados pela Prefeitura, com previsão de mais de 1 mil hotspots até 2021. Cerca de 80% do projeto já está ativo, mas devido à chegada da COVID-19, apenas 550 mil usuários por mês estão usufruindo do serviço. A expectativa pós-pandemia é de que os acessos dupliquem ou até tripliquem mensalmente.

A maioria dos pontos estão disponíveis em regiões de grande vulnerabilidade social. Além de praças e parques, as redes serão instaladas em postos de saúde, centros educacionais unificados (CEUs), centros culturais, bibliotecas, teatros e outras unidades públicas. Por meio da inclusão digital, a ação encoraja a cidadania e democratiza o acesso à informação.

Para fazer uso do serviço, basta que a tenha um smartphone, tablet ou notebook com um chip de celular ativo. Após se conectar à internet, aparecerá um anúncio publicitário. O usuário poderá pular a publicidade após dez segundos de exibição e ir direto para a navegação.

Para Katie Pierozzi, CEO da Mambo WiFi, participar de um projeto em benefício da comunidade é motivo de orgulho. "Demonstra que estamos no caminho certo e é uma atividade à altura da responsabilidade que queremos assumir", afirma. "Também é importante por evidenciar que a nossa plataforma fornece toda qualidade e suporte necessário para uma causa tão relevante”, completa.

Em cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e ao Marco Civil da Internet, a Mambo Wifi e a Prefeitura de São Paulo garantem que dados coletados dos usuários não serão divulgados sem autorização dos mesmos.


Carreira
Multinacional de TIC oferece 5 mil bolsas de estudos em cursos de programação

A GFT, especializada em transformação digital e projetos ágeis, promete ainda a contratação de 70 estagiários. Inscrições acabam no dia 24 de janeiro e o treinamento gratuito vai do básico ao avançado em Java e .NET (C#), além de abordar outras tecnologias para desenvolvimento de páginas web como HTML, JavaScript e CSS.

Governo anuncia lançamento de cabo submarino entre Brasil e Europa

O cabo ligará Fortaleza a Sines, em Portugal, anunciou o ministro das Comunicações, Fabio Faria. A obra será feita pela EllaLink, que promete uma estrutura capaz de proporcionar um tráfego de dados a 72 Terabits por segundo (Tbps) e latência de 60 milissegundos. Serão lançados 6 mil quilômetros de cabos submarinos.

Em um Brasil desigual, governo digital tem de servir para todos

Como destaca o professor Silvio Meira, no Brasil onde a desigualdade aumenta, “a gente vai ter que ser muito competente para desenhar serviços que possam ser usados realmente por todo mundo e não só por quem tem acesso à conectividade".

Treze anos depois, Congresso aprova uso do Fust para inclusão digital

Texto permite uso dos recursos, cerca de R$ 1 bilhão por ano, por serviços no regime privado, como a oferta de banda larga. Mas como ressaltado na votação, como não é impositivo, haverá conflito com a PEC dos Fundos. 

Brasil tem desempenho pífio em ranking global de educação digital em cibersegurança

Levantamento mostra o País em 42º entre 50 pesquisados e avalia nível de conhecimento atual sobre risco cibernético e a relevância das iniciativas para promover educação e treinamento. 

Apenas 16% dos empregados em teletrabalho tiveram Internet paga pelos patrões

Nova pesquisa TIC Covid, do Cetic.br, reforça que a alternativa do home office se deu predominantemente entre os mais ricos e escolarizado. Apenas 20% dos patrões ofereceram aplicações de segurança.

Desigualdade econômica acentua exclusão digital do campo no Brasil

Estudo mostra que na região, 77 milhões de pessoas não tem acesso à internet. No Brasil, que puxa os índices agregados para cima, diferença é gritante entre grandes e pequenas propriedades. Levantamento mostra que 244 milhões de pessoas na AL não têm acesso à Internet.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G