TELECOM

5G vai quintuplicar o tráfego de dados e terá papel decisivo na economia mundial

Ana Paula Lobo* ... 22/01/2019 ... Convergência Digital

Há um forte momento global para o 5G e a tecnologia será adotada de forma massiva entre 2020 e 2024, chegando a 40% da população mundial, com as redes comerciais despontando nos Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Japão e China nos próximos anos, sustenta relatório produzido pela Ericsson para o Fórum Econômico Mundial, que acontece em Davos, na Suécia.

De acordo com o levantamento da Ericsson, as principais implementações de 5G estão previstas para 2020, e até o final de 2024 há a projeção de se ter 1,5 bilhão de assinaturas 5G, o que significará quase 17% dos celulares ativos mundialmente. O tráfego global deverá quintuplicar no período 2018 a 2024, com vídeo sendo o rei dessa aplicação. O relatório mostra que o tráfego de vídeo nas redes móveis terá um crescimento anual de 35% até 2024 e representará, ao final, 74% de todo o tráfego de dados móveis global.

Mas ainda haverá pessoas longe da Internet, mesmo com as redes 2G, 3G, 4G e 5G. Em 2024, aponta ainda o estudo, uma em cada quatro pessoas no mundo, ou seja 25% da população, não terá acesso a banda larga móvel. Isso significa algo em torno de 1,9 bilhão de pessoas sem conectividade móvel de alta velocidade. 

Quem também aproveitou Davos e a reunião dos líderes das principais economias do mundo para mostrar o impacto do 5G foi a Huawei. "O 5G está pronto, o 5G está chegando e o 5G trará a cada um de nós grandes benefícios", declarou Ken Hu, vice-presidente da fabricante chinesa. Segundo ele, 2019 terá o 5G como o grande mercado para tecnologia.

"O 5G vai revolucionar negócios e lazer e poderá trazer respostas imediatas para problemas estruturais do planeta", acrescentou. Ken Hu também advertiu para o impacto negativo da guerra travada entre a China e os Estados Unidos. "O 5G precisa do ecossistema global. Essa disputa é muito negativa", reforçou.

*Com agências de nóticias internacionais


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Anatel abre 90 dias para teles inscreverem suas inovações ao consumidor

Edital do Concurso Prática Inovadora nas Relações de Consumo nos Serviços de Telecomunicações 2019  prevê premiações separadas para pequenas e grandes empresas.

4G da Oi leva Internet e comunicação à estação brasileira da Antártica

Condições na base Comandante Ferraz - com ventos de até 200 Km/h e temperaturas recordes negativas - são inóspitas. Por vídeochamada, o comandante Geraldo Juaçaba e o diretor da Oi, Roberto Blois, falam ao Convergência Digital sobre o impacto dessa nova infraestrutura de telecomunicações na vida da base brasileira.

Sangria na telefonia fixa faz mercado perder meio milhão de linhas em janeiro

Nos 12 meses terminados em janeiro, sangria de assinantes do STFC passou de 2,5 milhões de acessos. A Oi, entre as concessionárias, detém 56,04% das linhas ativas. Entre as autorizadas, a Claro aparece com 10,2 milhões de linhas ativas, ou 62,41%.

Oi vence Unitel em disputa de R$ 2,4 bilhões

Segundo a empresa, a decisão da Câmara de Comércio Internacional na arbitragem que corre desde 2015 entendeu que “os outros acionistas da Unitel violaram diversas previsões do acordo de acionistas”.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G