TELECOM

MPF usa analytics para fiscalizar telefonia móvel

Convergência Digital ... 17/01/2020 ... Convergência Digital

Ao apresentar um balanço da atuação relacionada a questões consumeristas, a Câmara do Consumidor e da Ordem Econômica do Ministério Público Federal revelou que passou a utilizar de ferramentas de análise de dados para identificar o que considera cidades com “índices críticos” de qualidade na telefonia móvel. 

Segundo o MPF, a 3CCR lançou a ação coordenada “Qualidade de Telefonia Móvel”, com objetivo de fomentar a atuação uniforme e articulada de promotores e procuradores em todo o Brasil em busca da melhoria na prestação de serviços móveis.

De acordo com a 3CCR, a ideia é que os procuradores dos municípios com índices críticos de qualidade – em relação ao acesso e à queda de redes de dados e de voz – atuem localmente. 

“Para a identificação das cidades com má qualidade nos serviços, a 3CCR disponibilizou ferramenta de Business Intelligence (BI) que compila os dados públicos de fiscalização da Anatel, somente dos locais com índices críticos. Dos 5.070 municípios brasileiros, 3.927 constam na ferramenta eletrônica.”


Internet Móvel 3G 4G
Teles americanas podem pagar quase R$ 1 bi por compartilharem dados sem autorização

A FCC, a Anatel dos EUA, acusa as principais teles - AT&T, Verizon, T-Mobile e Sprint - de terem compartilhado dados de localização de clinetes com terceiros sem autorização prévia pelo período de 2014 a 2017. O caso está em julgamento.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Dataprev contrata Claro por R$ 236 mil para ter fibra ótica no Rio de Janeiro

Contrato, publicado no Diário Oficial da União, prevê a interligação dos prédios do data center da estatal de TI no Rio de Janeiro à filial na mesma cidade, no bairro de Botafogo.

Autor da nova Lei das teles lidera entidade para brigar por banda larga

Ex-deputado Daniel Vilela vai presidir a Aliança Conecta Brasil F4, que nasce com apoio da Huawei, FiberX e da consultoria Teleco, mas quer novos associados. “Não existe economia digital sem infraestrutura”, afirma.

Consumidores: Banda larga é o serviço com menor satisfação, celular o melhor

Para a Anatel, como o padrão de consumo exige estar sempre online, percepção de qualidade é especialmente rigorosa com a conexão à internet.

Decreto da nova Lei de Telecom depende de acerto sobre renovação de frequências

“Entendemos que é melhor que a Lei também seja aplicada para os contratos vigentes e estamos tentando construir uma posição única de governo”, explica o secretário executivo do MCTIC, Julio Semeghini. 




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G