Os 840 serviços públicos digitalizados nos últimos 18 meses propiciaram acessos equivalentes a 65 milhões de atendimentos que deixaram de ser realizados fisicamente, segundo calcula a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.
A conta considera os atos que passaram a ser realizados inteiramente de forma remota e que antes das aplicações via internet exigiam a presença em algum órgão público. Caso, por exemplo, da emissão da Carteira de Trabalho digital, que tem 5 milhões de solicitações por ano.
O Auxílio Emergencial de R$ 600 é o caso de serviço criado durante a pandemia de coronavírus mais demandado. Dos serviços digitalizados nos últimos 18 meses, estão entre os de utilização mais massiva – além da Carteira de Trabalho – a Carteira Digital de Trânsito e os oferecidos pelo Meu INSS (do Instituto Nacional de Seguro Social). São especialmente acessados nos aplicativos desenvolvidos pelo governo, além do portal gov.br.
Abono Salarial, Seguro Desemprego e Carteira de Trabalho Digital são exemplos de serviços transformados ainda antes da pandemia que tiveram a procura digital duplicada ou triplicada nos últimos meses, lista a SGD.
* Com informações do Ministério da Economia
É a sexta instituição financeira no sistema, depois do Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul e Banco de Brasília, além do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil.
Rodrigo Cunha (PSDB-AL) vai comandar a CCT, com a ex-presidente Daniella Ribeiro (PP-PB) buscando a vice. Na CI foi eleito Dário Berger (MDB-SC).
Segundo o Ministério da Economia, 74 municípios e as 27 juntas comerciais também aderiram ao sistema de identificação federal.
Em nota oficial, a Autoridade Nacional orienta o cidadão a entrar em contato com as empresas para indagar se suas informações foram expostas ou não, como se fosse fácil para o consumidor ter acesso a essas organizações.