TELECOM

Consumidor brasileiro quer logo o 5G para ter estabilidade na banda larga

Ana Paula Lobo ... 13/05/2019 ... Convergência Digital

Estudo global feito pela Ericsson mostra que, no Brasil, 50% dos entrevistados não estão satisfeitos com a experiência no 4G, especialmente nos grandes centros onde há reclamação de redes congestionadas. No mundo, esse percentual fica em 40%. "Fica claro que o 5G não será só para empresas ou para indústrias, como se tinha o mito até então", afirma, em entrevista ao Convergência Digital, o analista do Ericsson ConsumerLab, André Gualda.

Outro dado contabilizado pelo estudo, conta Gualda, é que o consumidor brasileiro quer, sim, ter o 5G o quanto antes, até porque a oferta de banda larga fixa não é a desejada. O levantamento apura que 30% dos respondentes disseram ter apenas um provedor de banda larga fixa na região onde moram. Apenas 1/4 dos entrevistados respondeu que tinham opções para contratar banda larga. "É fato que o Brasil avançou com a fibra óptica, mas precisa avançar muito mais. E o consumidor quer opções para escolher serviço e preço", observa Gualda.

Sobre as oportunidades, o especialista da Ericsson diz acreditar que as operadoras devem começar com o 5G como hotspots nas grandes cidades exatamente para melhorar a oferta da banda larga móvel dando a tão desejada velocidade e estabilidade desejada. "Muitos clientes reclamam que a banda larga não tem uma linearidade de serviços, que ela oscila muito. Com o 5G isso muda e os usuários estão dispostos a pagar até R$ 20 reais a mais para ter esse serviço melhor", assinala Gualda.

O levantamento da Ericsson apura que a metade dos chamados early adopters, aqueles que vão comprar os smartphones caros e contratarem os serviços de dados 5G tão logo eles sejam lançados, pagariam até 32% a mais pelo serviço se tivessem o 5G disponível. O relatório também aponta que um em cada cinco usuários de smartphones pode chegar a consumir mais de 200 GB por mês em um dispositivo 5G até 2025.

André Gualda ressalta que o fato de o Brasil entrar pelo menos dois anos depois no negócio do 5G dará condições para as operadoras entenderem melhor as estratégias que estão sendo lançadas nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Na percepção do analista da Ericsson, o Brasil, como tendência, deverá seguir o modelo europeu e asiático, com o 5G funcionando como hotspot nos grandes centros e depois expandindo para as médias cidades.  O Ericsson ConsumerLab ouviu 35.000 usuários de smartphones com idades entre 15 e 69 anos, em 22 países diferentes, sendo 1500 usuários no Brasil.


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Oi se posiciona como prestadora de serviços de TI

Tele estruturou serviços como segurança cibernética, big data e gestão integrada. "Entender as dores e as necessidades do cliente é uma obrigação", afirma Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing do Corporativo da Oi.

"Estamos comprometidos com o futuro do Brasil", diz CEO da Telefónica

Em reunião geral dos acionistas, realizada em Madrid, o presidente do conselho e CEO da Telefónica José María Álvarez-Pallete, afirmou que o Brasil é um dos países que mais vai crescer no mundo com a revolução digital.

Câmara proíbe teles de enviarem mensagens comerciais a clientes

Projeto de Lei 757/03 altera a LGT para vedar o envio de mensagens comerciais próprias ou de terceiros para os celulares dos clientes da telefonia móvel. Terminativo na CCJ, PL segue direto ao Senado. 

Novo projeto de lei prevê cobertura celular obrigatória de 60% das estradas

PL 1721/19 prevê inclusão da medida nas futuras licitações da Anatel. Texto precisa passar pelas comissões de ciência e tecnologia, finanças e tributação e de constituição e justiça. 




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G