Clicky

Home - Convergência Digital

Fábio Faria: A Huawei está fora da rede privada do governo

Ana Paula Lobo - 09/03/2021

Ao participar nesta terça-feira, 09/03, de audiência virtual do GT-5G da Câmara dos Deputados, o ministro das Comunicações, Fabio Faria, disse com todas as palavras que, hoje, a Huawei não está apta a participar da rede privada do governo. Mas, a fabricante não está excluída do leilão convencional.

Indagado pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), coordenadora do GT-5G, se o Governo tinha criado uma regra para tirar a Huawei de propósito da rede privada - uma vez que a regra nacional obriga a empresa interessada ter capital aberto na B3 e a Huawei é uma empresa de capital fechado, Fabio Faria respondeu que não. "Nós não banimos como outros países como a França fez. Nós fizemos uma exigência de capital aberto para assegurar os investimentos. Essa rede terá anos de vida e temos de ter garantia", observou.

O ministro lembrou ainda que durante a viagem à China, a Huawei "não demonstrou interesse de fazer a rede privada do governo'. Informou ainda que a rede privada será móvel em Brasília e fixa nos estados, com orçamento previsto em R$ 867 milhões com um teto máximo de R$ 1 bilhão e será aberta ao Congresso Nacional, ao STF e a Procuradoria Geral da República. Assista ao posicionamento do ministro Fabio Faria sobre a Huawei e a rede privada.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

17/06/2021
e-Fórum OpenRAN - Redes abertas no ambiente 5G

16/06/2021
É hora de cumprir a promessa do 5G

15/06/2021
Ministro das Comunicações ataca teles por causa do 5G DSS

15/06/2021
Itaú Unibanco e Vivo Empresas testam agência bancária com 5G

14/06/2021
5G e Inteligência Artificial são estratégicos para suportar investimentos no Brasil

14/06/2021
Anatel abre consulta sobre convivência entre 5G e satélites

10/06/2021
e-Fórum Cyber Security: LGPD e Gestão de Risco : Desafio para Governo e Empresas

09/06/2021
IBM: Com 5G e Edge, redes das teles serão plataformas definidas por software

08/06/2021
3G tem data marcada para morrer na Alemanha

07/06/2021
Inmarsat vai à justiça contra 3,5GHz exclusivo para 5G na Holanda

Destaques
Destaques

IBM: Com 5G e Edge, redes das teles serão plataformas definidas por software

Só assim as operadoras de telecomunicações vão ser capazes de suportar as novas aplicações e terão como monetizar volumes crescentes de dados habilitados para o 5G e edge aponta estudo global da IBM, conta a líder de serviços de consultoria para a indústria de mídia e Telecomunicações da IBM América Latina, Marisol Penante.

GSMA faz ofensiva para reverter decisões a favor do Wi-Fi na faixa de 6GHz

Associação da indústria móvel admite, porém, que os países, na sua maioria, estão decidindo por dar a faixa de 6GHz, com 1200 Mhz, para os serviços não-licenciados, mas adverte: o 5G vai precisar de 2GHz de espectro na próxima década para oferecer todo o seu potencial.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Serviços de Valor Agregado são a aposta das teles para lucrar com 5G

Por Luiz Pereira*

Em tempos nos quais o serviço de conexão já virou commodity, companhias do setor precisam diversificar ofertas para aproveitarem nova tecnologia.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site