INOVAÇÃO

Banco do Brasil cria blockchain privado para a Petrobras

Por Fábio Barros ... 17/06/2019 ... Convergência Digital

Depois de um tempo de amadurecimento, o blockchain começa a ter aplicações práticas no mercado financeiro, apresentadas no CIAB Febraban 2019, evento realizado de 11 a 13 de junho, em São Paulo. O Banco do Brasil foi uma das instituições a mostrar projetos com o uso da tecnologia que já estão disponíveis para os clientes finais.

O gerente de Soluções da Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil Bruno Barbosa Schmidt lembrou que o banco pesquisa as possibilidades do blockchain desde 2015. Ele lembrou que, por conta da alta expectativa gerada e dos poucos resultados práticos mostrados até aqui, a tecnologia foi hipervalorizada no passado e, hoje, é desqualificada por alguns.

“Há muita expectativa sobre o que pode ser gerado e poucos desenvolvimentos, mas realizamos provas de conceito e aprendemos muito com esses experimentos”, disse. Um dos exemplos é o SFD (Sistema Financeiro Digital), que permite a liquidação bruta em tempo real. Na prática, isso significa que transferências bancárias podem ser feitas em segundos, via celular, utilizando apenas a lista de contatos do cliente, sem a necessidade de número de agência ou conta.

O BB também está desenvolvendo a possibilidade da realização de pagamentos interbancários com QR Code, o que deve simplificar a experiência do usuário com a realização de pagamentos instantâneos, com o dinheiro se movendo rapidamente entre bancos.

Ainda no BB, há o SBP (Sistema Brasileiro de Poderes), utilizado para definir, junto aos clientes corporativos, quem pode movimentar o dinheiro da empresa. “Na Petrobras, por exemplo, esse processo levava oito dias úteis. Criamos uma rede de blockchain para eles e esse prazo caiu para três horas”, disse Schimidt, lembrando que  o uso da tecnologia blockchain traz valor para os clientes da instituição, permitindo transferências e pagamentos 24x7, automatizando a reduzindo o tempo de atendimento e ganhando eficiência operacional.


Brasil monta centro para dados, IoT e industria 4.0 com Fórum Econômico Mundial

Sede será instalada no Instituto de Pesquisa Tecnológica de São Paulo e deverá entrar em operação no primeiro semestre de 2020.

Economistas lançam livro sobre Inovação associada à economia do compartilhamento

Paulo Bastos Tigre e Alessandro Maia Pinheiro analisam o impacto dos novos negócios, sob a ótica da academia, na economia digital.

ANAC faz consulta pública sobre futuro dos drones

Órgão regulador da aviação civil quer ouvir a opinião da sociedade sobre como conduzir a operação das aeronaves não tripuladas no País. Consulta irá até o dia 05 de fevereiro de 2020.

Iluminação inteligente é uma das apostas da NEC com Internet das Coisas

O gerente de soluções da engenharia da NEC do Brasil, Eduardo Ribeiro, diz que a fornecedora- que atua como orquestradora de soluções- criou uma plataforma multisegmento, baseada em inteligência artificial, para acelerar a adesão dos serviços inteligentes nos municípios brasileiros.

Desconexão entre Academia, governo e empresas trava inovação no Brasil

Em Israel, afirma o co-fundador e CEO da IBI-Tech, Daniel Skaba, a sinergia do ecossistema de Inovação foi crucial para impulsionar os negócios.
 



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G