SEGURANÇA

GSI prepara projeto de lei com regras gerais para segurança cibernética

Luís Osvaldo Grossmann ... 04/12/2019 ... Convergência Digital

O uso da internet e de ferramentas digitais, inclusive pelo Poder Público, é generalizado e segue em avanço no Brasil. Ainda assim, o país vai mal na comparação internacional sobre segurança da informação. Para endereçar pelo menos parte dessa questão, o Gabinete de Segurança Institucional trabalha no desdobramento da Estratégia Nacional de Segurança Cibernética e prepara uma proposta de projeto de lei para generalizar alguns dos princípios ali previstos.

“Estamos trabalhando, no momento, na elaboração do projeto de lei da segurança cibernética para que a sociedade como um todo tenha normas para seguir que nos aumentem a resiliência, que nos tornem mais confiáveis no ambiente digital, que nos fortaleçam para que, ao recebermos a quantidade de ataques, de problemas de segurança cibernética, possamos ter a resiliência necessária para enfrenta-los e tornar o ambiente digital brasileiro mais confiável e seguro”, afirma o diretor do Departamento de Segurança da Informação do GSI, general Antonio Carlos de Oliveira Freitas.

Ao discutir o tema durante o 7º seminário Cyber Security – Gestão de Risco no Governo, promovido pela Network Eventos em Brasília, no dia 27/11, o diretor do DSI ressaltou que a 70ª posição do Brasil no ranking global de segurança cibernética está diretamente associada à falta de maturidade no assunto. “A maturidade traduz problemas de educação, basicamente. E educação no sentido de sensibilidade para a segurança, conscientização de que é necessário agir para diminuir os riscos. Desde as crianças até os mais altos dirigentes do país e das empresas precisam ter essa consciência.” Assista a entrevista.


Globo afirma que ataque hacker não 'roubou' dados de usuários

Houve duas invasões ao sistema de notificações push da Globoplay e da GShow no final de semana. O ataque teria sido conduzido por um grupo hacker da Arábia Saúdita. Segundo a Globo, 'invasores se limitaram a enviar mensagens para toda a base'.

Consciência é a maior vacina contra os riscos cibernéticos

Em tempos de home office por conta do coronavírus, o gerente de segurança do CAIS/RNP, Edilson Lima, diz que cabe ao usuário redobrar seu cuidado. "Cada um tem de fazer sua parte", afirma.

Cibercrime usa Coronavírus para roubar dados pessoais no WhatsApp

Golpe oferece suposto kit gratuito com máscara e álcool gel - a ser dado pelo Governo Federal - para atrair as pessoas mais nervosas em relação à pandemia.

RNP terá programa para formar profissionais em Segurança Cibernética

O diretor da área na Rede Nacional de Pesquisa, Emilio Nakamura, assegura que a intenção é 'acelerar a formação de novos profissionais não apenas na Academia, mas também na inovação aberta'.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G